O Alentejo foi eleito como a melhor região vinícola do mundo para visitar, numa votação promovida pelo jornal norte-americano “USA Today”, um dos mais lidos no mundo.
Tendo ficado à frente de regiões como Okanagan Valley (Canadá), Maipo (Chile) ou Marlborough (Nova Zelândia), o Alentejo é descrito pelo jornal como uma “intrigante região rural situada a duas horas de Lisboa” e que proporciona “uma viagem de volta no tempo para os amantes do vinho”, com os seus “olivais e vinhas, aldeias pitorescas, prados cheios de flores e florestas”.
Para a presidente da CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, esta distinção é “importante para o Alentejo e também para o país”, tendo “impacto muito positivo no potencial de notoriedade que a região pode obter nos mercados internacionais”.
“O facto de os leitores terem preferido o Alentejo a regiões tão famosas como a Borgonha, Champanhe, Rioja ou o Piemonte, vem também dar um grande impulso ao trabalho que é desenvolvido na promoção do vinho e do enoturismo no Alentejo, quer internamente, quer junto de mercados externos estratégicos”, acrescenta Dora Simões ao “CA”.
