Alentejo apresenta novo programa operacional

Alentejo apresenta novo

O Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas, recebe esta segunda-feira, 2 de Março, a apresentação do novo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020.
O novo documento estratégico da região é revelado ao longo de todo o dia, sendo que na sessão de abertura do evento, pelas 10h00, vai estar o ministro adjunto do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.
Segue-se a apresentação do Portugal 2020 (por José Soeiro, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão) e do Alentejo 2020 (por António Costa Dieb, presidente da comissão directiva do programa) e, a fechar, a intervenção do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel castro Almeida.
De tarde, terão lugar sessões de apresentação dos diversos programas operacionais temáticos nacionais, onde não faltarão ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, e o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
Recorde-se que a região do Alentejo vai receber um total de 1,3 mil milhões de euros até ao ano de 2020, no âmbito do novo quadro comunitário de apoio aprovado pela União Europeia.
Grande parte deste pacote financeiro do novo programa operacional regional chega de Bruxelas (898,2 milhões através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e mais 184,7 milhões pelo FSE – Fundo Social Europeu), tendo como principal objectivo “promover a competitividade da economia regional e o desenvolvimento urbano sustentável”, assim como “a coesão interna da região”.
Ao todo, o programa terá nove áreas prioritárias: competitividade e internacionalização de PME’s; educação e qualificação; investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação; desenvolvimento urbano sustentável; emprego e valorização económica dos recursos endógenos; coesão e inclusão social; eficiência energética e mobilidade; ambiente e sustentabilidade; e o reforço da capacidade institucional e modernização da administração.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima