Aldeia de Amoreiras-Gare vai festejar o Maio

Aldeia de Amoreiras-Gare

Música, cante alentejano e uma exposição de produtos regionais e tradicionais voltam a estar em destaque na 27ª edição das Festas de Maio, que se realizam este fim-de-semana, entre 29 de Abril e 1 de Maio, na localidade de Amoreiras-Gare (Odemira).
A iniciativa é promovida pela Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare em parceria com a Câmara de Odemira e a Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras e integra a XV Feira do Interior do Concelho de Odemira.
O certame abre portas às 11h00 deste sábado, 29 de Abril, sendo que nessa tarde há animação de rua com o Grupo de Concertinas da Sertã e cante com os grupos “Vozes Femininas” de Amoreiras-Gare, “Relíquias de Outrora”, “Atar e Pôr ao Fumeiro” (São Teotónio), “Vozes do Campo Branco” (Cascais) e “Moços d’Uma Cana” (Castro Verde).
Ainda durante a tarde terá lugar a apresentação do projecto da valorização da viola campaniça e do cante de improviso e dois workshops: um sobre medronho e seus derivados, pela associação ARBUTUS, e outro sobre azeite, pelo Lagar do Vale da Casca. De noite a festa continua com um baile com Rui Soares & Lau e o espectáculo do Duo Sax/Bruno & Lara.
Domingo, 30, o dia começa com a II Caminhada Festas de Maio, sendo que antes de almoço irá actuar a Banda Filarmónica de Odemira. De tarde há mais animação de rua com o Grupo de Concertinas da Sertã e cante com os grupos “Amoreirense”, “Cavaquinhos do Mira” e “Mineiros de Aljustrel”, o acordeonista António Ledo e o Trio de Guitarras de Odemira. Pelo meio, serão entregues os prémios relativos ao VII Concurso de Poesia.
No segundo dia de feira está também prevista a realização de workshops sobre mel (pela Melaria Cheta), queijo de cabra (pela Queijaria da Chada) e enchidos regionais (pela Salsicharia Abelhinha), seguindo-se a actuação do Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines e, já de noite, um baile com Ricardo Glória e o espectáculo de Ricardo & Henrique.
As Festas de Maio 2017 terminam segunda-feira, 1 de Maio, dia que começa com uma missa solene, a que se segue a actuação de artistas e poetas populares. De tarde tem lugar um dos momentos altos do certame, o XII Festival de Cantares ao Desafio e Improviso, com a participação de cantadores da região e um grupo de cantares do Minho. Ainda nessa tarde actua o Grupo de Concertinas “Amigos da Sobreposta” (Braga) e realiza-se uma tourada à alentejana.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima