Livro sobre construção em taipa apresentado em Odemira

O livro A Terra da Nossa Terra, que explora a construção em taipa, vai ser apresentado neste sábado, 7, no Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, no concelho de Odemira, a partir das 15h00.

Segundo a Câmara de Odemira, que se associa ao evento, a publicação é uma edição do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), com coordenação científica de Rui Braz Afonso.

A obra resulta do workshop “Cultura Material no Alentejo – Arquitetura de Terra: Entre a Conservação e a Inovação”, desenvolvido em 2024 no âmbito do programa Erasmus Plus, e explora “a construção em taipa, uma técnica tradicional e sustentável profundamente enraizada na identidade da região”.

O workshop decorreu entre 8 e 15 de setembro de 2024, nas freguesias de São Teotónio e São Luís, e foi promovido pela FAUP, em parceria com as universidades de Granada e de Valência (ambas de Espanha), de Veneza, de Pescara e de Bari (todas em Itália).

Durante o programa, 36 estudantes e 14 docentes e investigadores “exploraram técnicas de construção em taipa, desenvolveram projetos e analisaram antigas e novas construções da região, culminando nos trabalhos agora compilados nesta publicação”, indica a autarquia.

O livro acaba por documentar “os resultados do workshop e reúne trabalhos projetuais, contributos críticos e reflexões teóricas, destacando a taipa como material ecologicamente e tecnologicamente relevante para a arquitetura contemporânea, bem como enquanto património cultural a preservar”, acrescenta.

A edição de A Terra da Nossa Terra presta ainda uma homenagem à memória do arquiteto Henrique Schreck, falecido no ano passado, “figura incontornável da construção em taipa no concelho de Odemira e em Portugal” e “cuja experiência e conhecimento foram fundamentais para a orientação do workshop no terreno”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima