A Câmara de Beja vai ativar, a partir desta sexta-feira, 5, um abrigo noturno temporário nesta cidade alentejana, no âmbito do seu Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, para garantir “a segurança, o bem-estar e a dignidade” destas.
O abrigo vai estar a funcionar, diariamente, até ao dia 20 de março de 2026, entre as 19h00 e as 9h00, na antiga Casa do Estudante, propriedade da Caritas Diocesana de Beja.
Em comunicado enviado ao “CA”, a Câmara de Beja explica que a abertura do abrigo vai acontecer “na sequência da avaliação dos riscos e dos avisos emitidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil”, tendo em conta as “condições meteorológicas adversas” que se costumam verificar nesta altura do ano.
A autarquia acrescenta que o abrigo, que resulta de uma competência direta do município em estreita articulação com os parceiros do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA), “tem como principal objetivo garantir a segurança, o bem-estar e a dignidade das pessoas que, por diferentes circunstâncias, se encontram sem um local seguro onde pernoitar”.
Nesse âmbito, “as equipas de rua, numa abordagem empática, preventiva e proativa, asseguram a identificação e referenciação das pessoas em situação de sem-abrigo, garantindo que todas recebem o acompanhamento adequado”, lê-se no comunicado.
A Câmara de Beja refere ainda que no abrigo “serão disponibilizados bens e serviços essenciais”, além de asseguradas “condições que respondem às necessidades básicas imediatas, como alimentação, higiene e descanso em segurança, com a presença de vigilância privada e em articulação com a PSP”.
Paralelamente, “esta resposta integrada pretende criar uma ponte para soluções mais estáveis, promovendo a referenciação para respostas de acolhimento geridas ou protocoladas com a Segurança Social a nível nacional, sempre numa lógica de inclusão e de reconstrução de percursos de vida”, conclui a Câmara Municipal.









