A Câmara de Castro Verde realizou diversas intervenções de manutenção e requalificação nas escolas de concelho tendo em vista o novo ano letivo de 2025-2026, que arranca nesta sexta-feira, 12 de setembro.
Segundo a autarquia, no Centro Escolar nº 1 de Castro Verde “foi realizada a substituição dos aparelhos de ar condicionado do refeitório, trabalhos de pintura e de reabilitação dos edifícios do 1º ciclo e do jardim de infância, limpeza exterior e diversos arranjos técnicos, num investimento superior a 102.000 euros”.
Já no Centro Escolar Dr. Francisco Alegre, nas escolas básicas de Entradas e de Santa Bárbara de Padrões, na EB 2/3 Dr. António F. Colaço e na Escola Secundária “foram também realizados trabalhos de limpeza, manutenção de portas, janelas, canalizações, eletricidade e equipamentos informáticos”.
A Câmara de Castro Verde acrescenta que na EB de Entradas “foram ainda substituídos estores, pintadas portas e realizada a manutenção do pavimento de uma das salas do jardim de infância”, assim como “adquiridas caixas isotérmicas para transporte de refeições, num valor total de 3.402,92 euros”.
O município refere que estes investimentos decorreram no âmbito da “forte aposta da Câmara Municipal na Educação”, através de “um conjunto de medidas concretas e um investimento significativo nas infraestruturas escolares” que “reafirma o seu compromisso com o sucesso escolar, o bem-estar dos alunos e a valorização da comunidade educativa”.
Além destas intervenções, a Câmara Municipal assegura ainda transporte escolar gratuito, oferta de refeições, ensino a tempo inteiro e artístico, cedência de transportes para visitas de estudo e transporte gratuito para a estação da Funcheira destinado a estudantes do ensino superior.
A autarquia garante igualmente o apoio à aquisição de cadernos e fichas de atividades para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico e apoios financeiros aos descendentes diretos dos beneficiários dos Cartões Municipais do Bombeiro e da Cruz Vermelha.
“Com estas ações, a Câmara Municipal de Castro Verde reforça a sua visão de uma escola pública de qualidade, inclusiva e promotora da igualdade de oportunidades”, conclui o município.








