FACECO mostra o melhor que se produz e faz em Odemira

Mais de 200 expositores e perto de 60 artesãos marcam presença na 33ª edição da Feira das Atividades Económicas e Culturais do Concelho de Odemira (FACECO), que arranca nesta sexta-feira, 18, em São Teotónio, para mostrar o melhor que se produz neste município.

O certame vai decorrer até domingo, 20, no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio, numa organização da Câmara de Odemira em parceria com diversas entidades.

“A FACECO pretende mostrar aquilo que se faz todo ano e em todo o território do concelho, de uma forma condensada num único espaço”, explica ao “CA” o vice-presidente do município, Ricardo Cardoso.

Segundo o autarca, quem visitar a FACECO ficará com a noção da “evolução e do desenvolvimento que o concelho tem, ano após ano”, estando representadas no certame “as principais atividades de todo o território”.

Em 2025, a feira terá como “grande novidade” o Pavilhão dos Produtos de Odemira, “para dar maior  visibilidade aos produtos e às iniciativas locais”, explicou Ricardo Cardoso.

O certame contará ainda com um novo Espaço Performativo, onde decorrerão vários espetáculos e estará patente a exposição “Odemira Território Cultural e Criativo”, que dará a conhecer as iniciativas culturais do concelho.

“A FACECO pretende mostrar aquilo que se faz todo ano e em todo o território do concelho, de uma forma condensada num único espaço”, explica o vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso

A música é outro dos ‘atrativos’ da FACECO, sendo que pelo palco principal vão passar os D.A.M.A, na sexta-feira, Bárbara Bandeira, no sábado, e os Clã, no domingo, sempre às 22h30.

O artesanato da região também voltará a ter lugar de destaque ao longo dos três dias de feira, com um amplo espaço dedicado à exposição e à demonstração “ao vivo” do trabalho de artesãos.

A pecuária marca igualmente “presença” na FACECO, que voltará a acolher várias exposições e concursos de diferentes raças, nomeadamente o 36.º Concurso Nacional da Raça Limousine, o 28.º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e o 20.º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia.

A feira contará ainda com uma mostra dedicada à Raça Bovina Garvonesa, além do 24.º Concurso Regional de Mel e do 4.º Concurso de Medronho da FACECO.

O programa da FACECO inclui igualmente ‘showcookings’, animação de rua, diversões infantis, atividades desportivas e a entrega dos prémios ‘Espírito Empreendedor’, entre outros destaques.

A inauguração da feira está agendada para as 15h00 desta sexta-feira, 18, estando anunciada pela câmara municipal a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima