Está à vista uma “revolução” no futebol distrital a partir da época de 2026-2027, com a criação de uma nova divisão entre o primeiro e o segundo escalão, ficando também limitado o acesso a um máximo de 24 clubes à 2ª Divisão Distrital.
As propostas de reorganização dos escalões seniores apresentadas pela nova direção da Associação de Futebol de Beja (AFBeja), agora liderada por Carlos Alberto Pereira, serão votadas pelos clubes filiados em Assembleia Geral Extraordinária a realizar na próxima sexta-feira, 30.
De acordo com a proposta da AFBeja, a que o “CA” teve acesso, a 1ª Divisão Distrital vai continuar a ser disputada por 12 clubes, sendo o campeão promovido aos campeonatos nacionais e o último classificado a ser despromovido ao escalão abaixo.
Depois virá, a partir da época 2026-2027, a nova Divisão de Honra, que passará a ser o segundo escalão do futebol distrital, também disputado por 12 clubes e cujos dois primeiros classificados ascenderão à 1ª Divisão Distrital. Já o último classificado será relegado para a 2ª Divisão.
Na época de implementação da Divisão de Honra, os clubes serão apurados para participação neste campeonato através dos resultados desportivos obtidos em 2025-2026. Ou seja, farão parte deste campeonato o clube que descer do campeonato distrital da 1ª Divisão, assim como os quatro clubes que participarem na segunda fase do campeonato distrital da 2ª Divisão e não subirem. A estes juntar-se-ão os terceiros e quartos classificados de cada série da 2ª Divisão e o melhor quinto classificado do mesmo campeonato.
A AFBeja propõe ainda que, a partir da época 2029-2030, só possam participar na Divisão de Honra os clubes que tenham obtido, na época anterior, o nível de certificação de entidade formadora de Centro Básico de Futebol de Formação.
Estas alterações farão com que a 2ª Divisão passe a ser o terceiro escalão do futebol distrital, sendo na época 2025-2026 limitado à participação de 36 equipas e, a partir de 2026-2027, disputado apenas por 24 equipas, 12 por série. Passarão à segunda fase os três primeiros classificados de cada série, subindo depois à Divisão de Honra os primeiros dois classificados.
Dada a limitação ao número de equipas participantes na prova, a inscrição neste campeonato por parte de novos clubes filiados só será possível caso exista desistência ou não-inscrição de clubes que participaram na prova na época anterior.
A proposta de regulamento da AFBeja determina, como critérios para preenchimento de vagas relativamente a clubes já filiados mas sem inscrição na prova, que se dê prioridade a quem tenha o maior número de equipas de formação, seguindo-se o maior número de atletas e a antiguidade da filiação na associação.
Caso o número limite de equipas não tenha sido atingido, para a inscrição novos clubes filiados o critério para o preenchimento de vagas passará a ser o da antiguidade da data do pedido de filiação na AFBeja.