Zinco com novo recorde nas minas de Neves-Corvo

Zinco com novo recorde

A produção de concentrado de zinco em 2014 na mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, superou as expectativas iniciais, ultrapassando as 67 mil toneladas, o que representa um novo recorde para a Somincor. Os dados constam do relatório que a Lundin Mining (companhia sueco-canadiana que é proprietária da empresa concessionária das minas baixo-alentejanas) apresentou relativamente à produção das suas diversas minas ao longo do último ano.
De acordo com o documento, a que o “CA” teve acesso, em 2014 foram extraídas do subsolo de Neves-Corvo cerca de 1,1 milhões de toneladas de zinco, que permitiram a produção de um total de 67.378 toneladas de concentrado deste mineral. São mais 2.378 toneladas que o inicialmente previsto – entre as 60 mil e as 65 mil toneladas.
Este resultado no concentrado de zinco deve-se, segundo a empresa mineira, ao aumento da produção a partir do depósito do Lombador. “Mais de 50% do zinco está agora a ser obtida a partir desta área, bem como a partir de outras zonas de zinco de alta qualidade na mina”, nota o relatório da Lundin Mining.
Relativamente ao cobre, a Somincor extraiu no último pouco mais de 2,5 milhões de toneladas, que permitiram a produção de 51.369 toneladas de concentrado. Este resultado vai de encontro ao que estava previsto no final de 2013 e que apontava para uma produção entre as 50 mil e as 55 mil toneladas.
Quanto ao chumbo, a produção em Neves-Corvo ao longo de 2014 ficou-se pelas 3.192 toneladas, abaixo que estava previsto e que seria, no mínimo, 3.500 toneladas.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima