"Vueltas": Uma história cubana estreia hoje no Teatro Pax Julia em Beja

"Vueltas": Uma história cubana estreia hoje no Teatro Pax Julia em Beja

Na década de 60 do passado século XX, quando Fidel Castro consolidava o seu poder em Cuba depois da queda do regime de Fulgêncio Batista e do ataque na Baía dos Porcos, a CIA e a Igreja Católica colocaram em marcha a operação “Peter Pan”, que levou milhares de crianças cubanas de Havana para a “segurança” das cidades norte-americanas. Mas o que de início pareceu ser uma separação temporária da família de origem tornou-se, na maior parte dos casos, num “exílio” forçado e num rompimento definitivo e total com as suas origens.
É precisamente este o mote de “Vueltas”, a nova co-produção da companhia de teatro bejense Lendias d’Encantar e da cubana Teatro D’Dos a partir de um texto do cubano Julio Cesar Ramirez, que também encena a peça. Interpretado por António Revez e Marisela Terra, o espectáculo já foi apresentado em Havana e estreia esta quinta-feira, 12, na sala-estúdio do Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, mantendo-se em cena no mesmo espaço esta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14, sempre às 22h00.
O enredo de “Vueltas” gira em redor de Ernesto Garay (interpretado por Revez), uma das crianças envolvidas na operação “Peter Pan” que aos 50 anos de idade resolve deixar Nova Iorque e a visão autoritária de seu pai para ir até à capital cubana em busca das suas origens e da sua “liberdade verdadeira”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima