Voo histórico entre Moçambique e a Base Aérea de Beja

BA 11 - KC-390 (voo Moçambique-Beja _ fev 2026)

A Força Aérea Portuguesa (FAP) fez história na passada semana, ao ligar a Base Aérea (BA) 11, em Beja, e Maputo, capital de Moçambique, em menos de 16 horas utilizando uma aeronave de grande porte de transporte aéreo militar.

Segundo a FAP, uma aeronave KC-390 realizou um voo de mais de 5.600 milhas náuticas, ou seja, cerca de 10.300 quilómetros, tendo partido de Maputo às 5h30 de dia 23 de fevereiro e aterrado em Beja pelas 00h25 de 24 de fevereiro.

“Com a aeronave a transportar mais de seis toneladas de carga, o troço ficou concluído em 15h25, assinalando, de forma inequívoca, uma nova era no transporte aéreo militar nacional, enquanto concreta demonstração da capacidade real de projeção e de transporte estratégico da Força Aérea, agora possível pela integração da nova frota de KC-390”, destaca a FAP.

A mesma fonte acrescenta que a missão foi realizada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, onde os aviões KC-390 foram integrados em 2023.

“Trata-se de um avião bimotor de transporte militar multifacetado, para uso tático e logístico, com capacidade para reabastecimento em voo”, tendo “capacidade para transportar até 74 macas ou 80 passageiros” além de permitir “a realização de operações de busca e salvamento, evacuações médicas e missões de ajuda humanitária”, indica a FAP.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima