Cerca de 140 voluntários de vários pontos do mundo irão juntar-se à população da Aldeia das Amoreiras, no concelho de Odemira, para ajudarem a caiar muros e paredes e tornarem a localidade mais bonita.
Esta acção está integrada na edição de 2011 da cimeira internacional de verão do voluntariado, que terá lugar em Portugal, entre quinta-feira e domingo, no Zmar, um parque de campismo “amigo do ambiente” situado na freguesia de São Salvador, em Odemira, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar.
André Oliveira, presidente da Intercultura-AFS Portugal, associação de juventude e voluntariado que organiza o evento, disse hoje à agência Lusa que esta será uma forma de proporcionar o “convívio entre os voluntários e a comunidade que os irá acolher”, visando também “combater o isolamento das pessoas que vivem nestas aldeias”.
A cimeira de verão do voluntariado é um evento promovido desde 2008 pela European Federation for Intercultural Learning (EFIL), plataforma que congrega as organizações ligadas à aprendizagem intercultural existentes na Europa.
Segundo o líder da organização portuguesa, o evento oferece uma “oportunidade de formação e reforço da identidade europeia”, com uma “componente de aprendizagem muito importante”.
