A cidade de Beja recebe nesta quarta-feira, 26, a partida da 42ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta, que conta com a participação de 19 equipas, sete das quais estrangeiras.
A edição deste ano “Alentejana” terá cinco dias de estrada, terminando no domingo, 30, em Évora, após o pelotão percorrer 816,9 quilómetros.
A primeira tirada, nesta quarta-feira, 26, vai ligar Beja a Moura, num total de 166,6 quilómetros.
Segue-se, na quinta-feira, 27, a etapa Castro Verde-Grândola, com 171,5 quilómetros e três prémios de montanha.
A terceira etapa, na sexta-feira, 28, ligará Carvalhal a Arraiolos em 180 quilómetros, enquanto a decisiva quarta etapa, no sábado, 29, com seis contagens de montanha, ligará Monforte a Castelo de Vide em 147,7 quilómetros.
A 42ª edição da Volta ao Alentejo termina no domingo, 30, com 151,1 quilómetros entre Estremoz e Évora.
Com um total de 130 ciclistas à partida, o pelotão da “Alentejana” contará com as equipas portuguesas Anicolor-Tien21, AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-MarcosCar, Efapel, Feirense-Beeceler, Gi Group-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, Óbidos Cycling Team, Porminho Team e Soma Group.
A estas juntam-se as espanholas Caja Rural-Alea, Euskaltel-Euskadi e Iles Balears-Arabay, as norte-americanas EF Education-Aevolo e Echelon Racing, a israelita Israel-Premier Tech Academy e a UAE Emirates Team Gen-Z, dos Emirados Árabes Unidos.
Em 2024 a vitória na “Alentejana” pertenceu ao espanhol Eduard Prades, da Caja Rural.