Volta ao Alentejo começa em Castelo de Vide e termina em Évora

Volta ao Alentejo começa em

A 32ª Volta ao Alentejo em bicicleta sai para a estrada a 26 de Março em Castelo de Vide e contará com um pelotão de 150 ciclistas e um percurso de quase 900 quilómetros que termina em Évora.
A edição deste ano mantém o figurino do ano passado, mas o director da “Alentejana”, Joaquim Gomes, admite inscrever a prova na União Ciclista Internacional “com a categoria que já teve anteriormente” para “permitir a presença de grandes nomes”.
“É legítimo pensar” nesse cenário em 2016 ou 2017, afirma o responsável, ressalvando que essa aposta teria de ser feita “num outro contexto estratégico, que tem a ver com a própria situação económica do país”.
A 32ª Volta ao Alentejo em bicicleta é organizada pela Podium (ex-PAD) e pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e este ano tem como novidade o facto de a cidade de Évora voltar constar da lista de localidades que recebem a prova, após três anos de interregno.
Tal como no ano passado, participam 10 equipas portuguesas, das quais seis são do escalão continental (OFM – Quinta da Lixa, Rádio Popular – Onda, LA Alumínios – Antarte, Efapel – Glassdrive, Louletano – Dunas Douradas e Banco BIC – Carmin).
As restantes quatro equipas portuguesas são do escalão sub-23 (Anicolor, Liberty Seguros – Santa Maria da Feira – KTM, Maia – Bicicletas Andrade e Cartaxo – C.C. JM Nicolau).
A lista das equipas participantes fica completa com oito estrangeiras (a checa Etixx, as norte-americanas Team Optum e USA Cycling, a equatoriana Team Ecuador, a espanhola Euskadi, as norueguesas Team Oster Hus e Team Fixit.No e a polaca BDC Marcpol).
A primeira etapa da “Alentejana” liga Castelo de Vide a Marvão, num total de 167 quilómetros, sendo que a chegada coincide com um prémio de montanha de segunda categoria.
No segundo dia da prova, os corredores vão fazer 193 quilómetros, entre Sousel e Montemor-o-Novo, enquanto para o terceiro dia está guardada a tirada mais longa da edição deste ano, que vai passar as duas centenas de quilómetros e ligar Redondo a Mértola.
Os ciclistas vão partir, no penúltimo dia de Volta ao Alentejo, de Odemira para 160 quilómetros até Santiago do Cacém.
A derradeira etapa começa em Alcácer do Sal e termina em Évora, com um percurso de 171 quilómetros, estando a meta instalada na Praça do Giraldo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima