A banda bejense Virgem Suta inicia nesta segunda-feira, 1 de agosto, a divulgação, no seu canal na plataforma YouTube, da “volta” que fez ao Baixo Alentejo, “distribuindo uma canção por cada paragem”.
Segundo a editora da banda, “a oportunidade surgiu com o programa ‘Garantir Cultura’”, tendo os músicos agarrado nas guitarras e ido para a estrada, gravando um tema em cada um dos concelhos da região: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa, Vidigueira e Odemira.
“Os conteúdos gerados serão agora divulgados um a um, com o propósito de mostrar o Alentejo real que é a casa de ambos e que tanto adoram”, frisa a mesma fonte.
“O Alentejo é um mundo onde, a todo o momento, somos surpreendidos com o desconhecido. Esta volta ao Baixo Alentejo permitiu-nos usufruir do contacto com as as pessoas, conhecer as inovações em cada um dos concelhos, o melhor dos produtos tradicionais e, simultaneamente, vivenciarmos a realidade e consequências duma agricultura intensiva que rapidamente está a tomar conta e a alterar uma das paisagens mais típicas e belas do país. O Alentejo não é só paisagem e precisa ser respeitado”, acrescenta o grupo em comunicado.