Vinhos do Alentejo mostram-se em Angola

Vinhos do Alentejo

Os vinhos de 24 produtores do Alentejo vão estar em prova esta quarta-feira, 29, em Luanda (Angola), o principal mercado de exportação dos vinhos da região.
Fonte da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) adianta à Agência Lusa que as provas de mais de 80 vinhos de produtores do Alentejo vão decorrer numa unidade hoteleira de Luanda.
A exportação de vinhos do Alentejo para Angola "tem continuado a crescer", de acordo com a CVRA, que quer "reforçar esse posicionamento".
Segundo a presidente da CVRA, Dora Simões, "em 2012, mais de um terço do vinho DOC Alentejo e Regional Alentejano exportado para países fora da União Europeia teve como destino Angola".
"Trata-se de uma percentagem na ordem dos 36 por cento, que supera 3,9 milhões de litros. Angola é, na actualidade, o principal mercado de exportação dos vinhos alentejanos", salienta.
O evento, promovido pela CVRA, conta com a presença de produtores e com a participação de Rui Falcão, considerado pelos promotores como "um dos mais conceituados críticos de vinhos portugueses".
O especialista vai orientar duas provas temáticas: "Alentejo, Região de Grandes Vinhos" e "À Descoberta dos Vinhos do Alentejo".
O evento "Vinhos do Alentejo em Luanda" enquadra-se no plano de promoção externa que a CVRA tem desenvolvido nos últimos anos, sendo Angola um dos países preferenciais de actuação.
Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para os quatro cantos do mundo, sendo Angola, Brasil, EUA e Canadá alguns dos principais mercados.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima