Vinhos do Alentejo avança com plano de sustentabilidade

Vinhos do Alentejo avança

Os vinhos do Alentejo vão ter um plano de sustentabilidade criado pela CVRA e que visa antecipar as exigências dos seus principais clientes espalhados pelo mundo.
Os mercados dos EUA, Canadá ou países nórdicos “estão cada vez a exigir mais em termos de sustentabilidade”, pelo que “é necessário que o Alentejo também se antecipe e comece a trabalhar nessas áreas”, explica a presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Dora Simões, garantindo tratar-se de uma iniciativa que ainda não é prática comum em Portugal no sector dos vinhos.
O Plano de Sustentabilidade vai começar a ser elaborado pela CVRA em parceria com uma sociedade de estudos e projectos, trabalho que “vai decorrer ao longo deste ano”. Na prática, esclarece Dora Simões, o plano vai identificar várias áreas, não apenas do processo produtivo, mas do próprio embalamento e distribuição, por exemplo, passíveis de serem optimizadas.
O objectivo passa por fornecer aos clientes garantias sobre “o meio ambiente em que é produzida a uva e o vinho” e “as condições humanas de trabalho”, refere a presidente da CVRA.
Com procedimentos óptimos para as várias áreas, ao abrigo de indicadores ambientais, sociais e económicos, pretende-se também diminuir os custos de produção e de distribuição.
O Alentejo, insiste Dora Simões, quer “responder ao que vão ser os requisitos futuros do mercado” e, simultaneamente, ao que “vão ser as orientações da política europeia no que diz respeito à agricultura”, a qual “vai cada vez mais orientar-se para estas vertentes”.
Se a região “já tiver o seu plano montado e trabalhar nessas áreas da sustentabilidade, vai ter muito mais facilidade em responder ao mercado e em obter recursos financeiros do que outras que não estejam preparadas”, vaticina a líder da CVRA, afiançando que o plano vai ser “dinâmico”, adaptando-se à evolução do sector.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima