Vinho e cultura animam Ervidel até domingo

Vinho e cultura animam

As adegas tradicionais de Ervidel voltam a abrir portas este fim-de-semana, dias 23 e 24, para dar a provar o vinho novo e receber milhares de visitantes de todo o país.
Promovida pela Câmara de Aljustrel com o apoio da Junta de Freguesia de Ervidel, produtores e movimento associativo local, a edição da Vin&Cultura de 2013 vai dar a provar o vinho em talhas de barro que ainda hoje é muito apreciado.
Além da romaria às adegas, o certame volta a contar com uma feira no Largo da Liberdade, onde estarão os stands dos produtos locais e regionais, do artesanato à doçaria, passando pelo azeite, enchidos ou as famosas leguminosas de Ervidel.
Durante os dois dias de Vin&Cultura o antigo lagar da vila voltará a estar em laboração, para os visitantes poderem ver como era produzido o azeite de modo artesanal, enquanto que na adega colectiva haverá petiscos e música para todos os gostos.
Tudo acompanhado com o vinho dos produtores da terra!
À imagem do ano anterior, a Vin&Cultura receberá no domingo, 24, a transmissão em directo do programa “Somos Portugal”, transmitido pela TVI entre as 14h00 e as 20h00.
A Vin&Cultura 2013 arranca às 10h30 deste sábado, 23, mas a inauguração oficial está agendada para as 15h00, já depois da arruada da banda da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense.
Às 15h30 realiza-se um encontro de poetas populares no Centro Cultural Freguesia de Unidade e uma hora depois arranca a primeira volta da Rota das Adegas, que passará pelas adegas Saraiva, Raposo e Varrasquinho e terá animação musical com os Nova Aurora.
Ao fim da tarde a feira recebe as actuações dos grupos Coral “Margens do Roxo” (17h00) e Etnográfico de Danças e Cantares (17h30), enquanto que de noite há mais música no palco da adega colectiva com os Nova Aurora (20h00), CC & Zé Liaça (22h00) e DJ Brazoff (24h00).
No domingo, 24, e além da transmissão do “Somos Portugal” da TVI, o programa da feira prevê a actuação do Grupo Coral Feminino “Flores da Primavera” (15h00) e nova volta da Rota das Adegas, desta feita nas adegas Chaveiro e Moreira, com a animação a cargo dos grupos “A Moda Mãe” e “Os Bubedanas” (16h30).
A gastronomia também vai estar em destaque no segundo dia de Vin&Cultura, com o workshop “Grão à mesa” e uma prova de doçaria à base de grão, azeite e vinho (ambos pela “mão” dos chefs Ângelo Lampreia e Rui Ramos), além de uma tiborna no núcleo local do Museu Municipal.
A feira chega ao fim ao som da música dos “Moda Mãe” e “Os Bubedanas”, que vão subir ao palco da adega colectiva a partir das 20h00.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima