Vinho de talha para provar em Ervidel

Ervidel - Vin&Cultura 22

As talhas de vinho vão ser abertas nas adegas de Ervidel, no concelho de Aljustrel, neste fim-de-semana, dias 24 e 26 de novembro, durante mais uma edição da Vin & Cultura, feira que visa promover o vinho de talha, cuja produção nesta freguesia remonta ao tempo dos romanos.

Música, gastronomia, artesanato, exposições, a rota das adegas e as inevitáveis provas de vinho são alguns dos destaques do certame, organizado pela Câmara de Aljustrel, com o apoio da Junta de Freguesia de Ervidel, para dar a conhecer “um dos produtos mais emblemáticos” da região e “valorizar o mundo rural”.

“Colocamos sempre expectativas altas em todas as edições da Vin & Cultura. É um certame que se tem vindo a afirmar na região pelas suas características próprias, à volta do vinho da talha produzido ainda com métodos ancestrais em Ervidel”, sublinha ao “CA” o autarca Carlos Teles.

O presidente da Câmara de Aljustrel acrescenta que, ao longo destes dias de evento, “cria-se ali um espírito muito próprio à volta do vinho, com uma feira a que os aljustrelenses já se habituaram a ir fazer as suas compras e apreciar um rico e diversificado programa cultural”.

“É um certame que se tem vindo a afirmar na região pelas suas características próprias, à volta do vinho da talha produzido ainda com métodos ancestrais em Ervidel”, sublinha ao “CA” o autarca Carlos Teles

A inauguração oficial da edição deste ano da Vin & Cultura está agendada para as 15h00 de sábado, 25, mas a festa começa logo nesta sexta-feira, 24, com animação a partir das 19h30 nas adegas do Varrasquinho e do Lobo e, depois das 21h00, nas adegas do Chaveiro e do Chico Lopes.

A música é um dos grandes destaques do programas, com a atuação, ao longo da tarde de sábado, 25, da banda filarmónica da SMIRA, dos grupos corais “Flores de Primavera” e “Margens do Roxo”, e do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana”.

Ainda nessa tarde haverá uma rota pelas adegas do Varrasquinho e do Raposo, assim como a atuação dos grupos Andarilhos e Rastolhice.

Mais à noite, pelas 21h30, tem lugar um espetáculo de Pedro Mestre & Outros Cantes do Sul, com a participação especial dos grupos corais “Margens do Roxo” e “Flores de Primavera”, seguindo-se a banda Oh My Dog e o DJ Ti Manel.

A Vin & Cultura 2023 termina no domingo, 26, contando no programa, a partir das 14h30, com animação itinerante pelo grupo Camisas Negras e a atuação do Rancho Folclórico de Albufeira. Às 16h30 arranca nova rota das adegas, desta feira pelas adegas do Lobo, do Chico Lopes e do Chaveiro, seguindo-se as atuações dos grupos Atar e Pôr ao Fumeiro, Alma Sul e Moços da Talha.

A festa termina pelas 21h00, com um espetáculo dos Adiafa.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima