Vinho de talha e festa em Ervidel

Vinho de talha e festa em Ervidel

Por estes dias em Ervidel haverá vinho novo a sair das talhas das adegas, cante alentejano nas ruas e muita animação no âmbito de mais uma edição da Vin&Cultura. A iniciativa decorre no sábado e domingo, 25 e 26 de Novembro, e é promovida pela Câmara Municipal de Aljustrel, com o apoio da Junta de Freguesia de Ervidel, dos produtores locais e do movimento associativo, com o objectivo “promover os produtos locais” e “dar a conhecer aquilo que de melhor” a localidade tem para oferecer.
“É um evento muito genuíno, que traduz aquilo de bom o nosso concelho e o Alentejo têm para oferecer. Em primeiro lugar, a nossa hospitalidade, que é bem vincada em Ervidel. Depois, o perfil único dos nossos produtos, desde logo o singular vinho da talha, bem apoiado pelo grão-de-bico de Ervidel, pelo azeite tradicional e por uma gastronomia fantástica. Tudo isto com muita música popular e alegria à mistura”, observa ao “CA” o presidente da Câmara Municipal.
Nelson Brito destaca ainda o facto de a feira promover um produto, o vinho, que está a ganhar expressão no território e que se pode associar ao turismo. “Assumindo a Vin&cultura um lugar de destaque e incontornável na programação anual de eventos no concelho, existe a consciência de que o potencial de desenvolvimento do enoturismo pode ser objecto de uma reforçada aposta, sobretudo no potencial de visitação das adegas e de promoção do vinho da talha, enquanto produto de excepção no domínio da produção vinícola, numa lógica mais continuada ao longo do ano”, argumenta o autarca socialista.

Muito para ver e provar!
A Vin&Cultura 2017 vai decorrer na zona do Salão de Festas de Ervidel, onde está instalada a adega colectiva, e abre portas oficialmente às 15h00 de sábado, 25, já depois da inauguração do mural “Ervidel e o Vinho”, elaborado pelo projecto “É Agora! 3G do Concelho de Aljustrel”.
Um dos destaques na primeira tarde de feira será a “Rota das Adegas”, que parte às 16h300 e vai passar pelas adegas do Varrasquinho e do Raposo ao som da música do grupo “De Moda em Moda”. O programa de sábado conta ainda com um encontro de poetas populares (15h30) e a actuação no recinto da feira do Rancho Folclórico “Verdes Campos de Jungeiros” e dos grupos “Margens do Roxo de Ervidel”, Coral Juvenil da Vidigueira e “De Moda em Moda” (a partir das 17h00). E à noite há música na adega colectiva, com os “Trigo Roxo” e “Funtastik 4”.
No domingo, 26, a Vin&Cultura vai “entrar” pela casa dos portugueses, com a transmissão em directo a partir da feira do programa “Somos Portugal”, da TVI (14h00). Ao longo da tarde terá também lugar nova “Rota das Adegas” (16h30), com o grupo “Malta do Arrufa” a animar a visita às adegas Moreira e Chaveiro.
O último dia de feira conta igualmente, a partir das 17h00, com as actuações dos grupos “Planície Alentejana”, “Flores da Primavera de Ervidel”, “Malta do Arrufa”, “Ventos Alentejanos” e “Ritmos do Sul”.
Ao longo dos dois dias de Vin&Cultura terão lugar diversos workshops de gastronomia, com a preparação de pratos e doces à base de grão-de-bico e outros produtos tradicionais.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima