Vinho de talha “à prova” em Ervidel

Ervidel - Vin&Cultura 22

Está a chegar a hora de abrir as talhas e provar o vinho novo em Ervidel! O momento vai ocorrer neste fim-de-semana, dias 22 a 24, durante mais uma edição da Vin & Cultura, feira que visa promover o vinho de talha, cuja produção nesta freguesia do concelho de Aljustrel remonta ao tempo da ocupação romana.

Música, gastronomia, artesanato, exposições, a rota das adegas e as inevitáveis provas de vinho são alguns dos destaques do certame, organizado pela Câmara de Aljustrel, com o apoio da Junta de Freguesia de Ervidel, para dar a conhecer as adegas da vila e valorizar “o vinho da talha, mas também outros produtos agrícolas e artesanais do concelho”.

“O convite é, assim, para que se percorram as ruas da aldeia e se descubram estas verdadeiras catedrais, ornamentadas com talhas de barro, onde repousam os afamados líquidos, e onde a tradição continua a perpetuar-se de geração em geração”, frisa a autarquia em comunicado.

A abertura oficial da edição deste ano da Vin & Cultura está agendada para as 15h00 de sábado, 23, mas a festa começa logo no dia anterior, com animação a partir das 20h30 nas adegas do Varrasquinho, do Chico Lopes e do Lobo. Depois, pelas 22h00, o Mercado do Povo recebe uma “Noite Jovem”, com a banda Super Nova e o DJ Said.

Tala como nas edições anteriores, a Rota das Adegas é um dos destaques do programa, sendo que no sábado, 23, a partir das 17h30, esta vai passar pelas adegas do Raposo e do Chico Lopes, com a participação dos grupos Os Carraceiros, Os Maravilhas do Alentejo e Fora de Tempo. No domingo, 24, pelas 17h00, será a vez das adegas do Varrasquinho e do Lobo, com os grupos Os Tiborna, Moços da Talha e Os Maravilhas do Alentejo.

Na Vin&Cultura também não faltará música, com as atuações, no sábado, 23, da banda filarmónica da SMIRA, da Charanga do Rosário, dos grupos Moços da Talha, Os Carraceiros e Noventamente – Coovers Band, do cantor Jorge Belchior e do DJ Sandro Saldanha.

Para sábado, às 16h30, está ainda prevista uma evocação do 10º aniversário da elevação do cante alentejano a património imaterial da Humanidade da UNESCO, com a participação de todos os grupos corais do concelho.

No domingo, 24, será a vez da animação musical ser assegurada pela Charanga do Rosário, pelos grupos corais Margens do Roxo e Flores de Primavera, pelo Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril e pelos grupos D’Abalada, Os Tiborna e Sonido Andaluz.

Opinião

Carlos Pinto

29 de Novembro, 2024

10 anos de cante como património

Vitor Encarnação

29 de Novembro, 2024

A Morte

Luís Menezes

26 de Novembro, 2024

Heroínas Portuguesas

CA

15 de Novembro, 2024

Um problema muito sério!

Napoleão Mira

15 de Novembro, 2024

Gosto de Gostar

Carlos Pinto

1 de Novembro, 2024

Para que serve um banco público?

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima