Vin&Cultura leva a festa do vinho até Ervidel durante o fim-de-semana

Vin&Cultura leva a festa do vinho até Ervidel durante o fim-de-semana

As ruas vão encher-se de gente e música, enquanto que nas adegas se vão abrir as talhas, dando a provar o vinho novo na companhia de um petisco e de um par de modas alentejanas!
Será assim o ambiente em Ervidel ao longo deste fim-de-semana, 24 e 25 de Novembro, dias em que aquela freguesia do concelho de Aljustrel recebe mais uma edição da Vin&Cultura, feira que celebra a tradição vinícola local.
Promovida pela Câmara de Aljustrel em colaboração com a Junta de Freguesia de Ervidel, os produtores de vinho locais e o movimento associativo, a 11ª edição da Vin&Cultura volta a ter como objectivo a promoção, valorização e comercialização do vinho de talha e de outros produtos agrícolas estratégicos para o desenvolvimento e diversificação da base económica local, nomeadamente o grão-de-bico e o azeite.
“Sabemos que hoje tem de haver várias variantes na economia e uma dessas variantes são os produtos da terra, os produtos mais característicos da ruralidade que tem este município e esta região. Daí esta feira revestir-se de uma importância redobrada, precisamente porque os produtos locais e a economia local têm hoje – mais do que nunca – que ser defendidos”, justifica ao “CA” o presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito.
A XI Vin&Cultura abre portas às 10h30 deste sábado, 24, mas só às 15h00 é inaugurada oficialmente, já depois de uma arruada com a banda filarmónica da SMIRA.
Durante a tarde haverá ainda um encontro de poetas populares (15h30 no Centro Cultural) e uma rota pelas adegas Varrasquinho e Saraiva, animada pelo grupo Moda Mãe (16h30), além da actuação do Grupo Coral Feminino “As Flores de Primavera” de Ervidel (16h00), do Grupo de Danças e Cantares “Planície Alentejana” (17h30) e dos Moda Mãe (20h00).
Mais à noite, a partir das 21h30, sobe ao palco da adega colectiva o espectáculo “Fado Lelé”, seguido do DJ Rui Miguel.
Domingo, 25, o grande destaque vai para o programa “Somos Portugal”, da TVI, que entre as 14h00 e as 20h00 vai ser transmitido em directo a partir de Ervidel, com a actuação de muitas figuras musicais da região e do país.
Paralelamente, realizam-se os workshops “Grão à mesa” (15h00), “Doçaria da terra” (16h45) e “Tiborna no lagar” (17h30), todos com o <i>chef</i> Rui Ramos, e uma nova rota pelas adegas do Chaveiro, Moreira e Raposo (16h30), além das actuações do Grupo Coral “As Margens do Roxo” (16h00) e do grupo Cruzeiro (20h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima