Vin&Cultura leva a festa do vinho até Ervidel durante o fim-de-semana

Vin&Cultura leva a festa do vinho até Ervidel durante o fim-de-semana

As ruas vão encher-se de gente e música, enquanto que nas adegas se vão abrir as talhas, dando a provar o vinho novo na companhia de um petisco e de um par de modas alentejanas!
Será assim o ambiente em Ervidel ao longo deste fim-de-semana, 24 e 25 de Novembro, dias em que aquela freguesia do concelho de Aljustrel recebe mais uma edição da Vin&Cultura, feira que celebra a tradição vinícola local.
Promovida pela Câmara de Aljustrel em colaboração com a Junta de Freguesia de Ervidel, os produtores de vinho locais e o movimento associativo, a 11ª edição da Vin&Cultura volta a ter como objectivo a promoção, valorização e comercialização do vinho de talha e de outros produtos agrícolas estratégicos para o desenvolvimento e diversificação da base económica local, nomeadamente o grão-de-bico e o azeite.
“Sabemos que hoje tem de haver várias variantes na economia e uma dessas variantes são os produtos da terra, os produtos mais característicos da ruralidade que tem este município e esta região. Daí esta feira revestir-se de uma importância redobrada, precisamente porque os produtos locais e a economia local têm hoje – mais do que nunca – que ser defendidos”, justifica ao “CA” o presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito.
A XI Vin&Cultura abre portas às 10h30 deste sábado, 24, mas só às 15h00 é inaugurada oficialmente, já depois de uma arruada com a banda filarmónica da SMIRA.
Durante a tarde haverá ainda um encontro de poetas populares (15h30 no Centro Cultural) e uma rota pelas adegas Varrasquinho e Saraiva, animada pelo grupo Moda Mãe (16h30), além da actuação do Grupo Coral Feminino “As Flores de Primavera” de Ervidel (16h00), do Grupo de Danças e Cantares “Planície Alentejana” (17h30) e dos Moda Mãe (20h00).
Mais à noite, a partir das 21h30, sobe ao palco da adega colectiva o espectáculo “Fado Lelé”, seguido do DJ Rui Miguel.
Domingo, 25, o grande destaque vai para o programa “Somos Portugal”, da TVI, que entre as 14h00 e as 20h00 vai ser transmitido em directo a partir de Ervidel, com a actuação de muitas figuras musicais da região e do país.
Paralelamente, realizam-se os workshops “Grão à mesa” (15h00), “Doçaria da terra” (16h45) e “Tiborna no lagar” (17h30), todos com o <i>chef</i> Rui Ramos, e uma nova rota pelas adegas do Chaveiro, Moreira e Raposo (16h30), além das actuações do Grupo Coral “As Margens do Roxo” (16h00) e do grupo Cruzeiro (20h00).

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima