Vila de Ourique recebe Feira do Porco Alentejano

Vila de Ourique recebe

Regressam os dias de celebração do mundo rural ao concelho de Ourique. A partir desta quinta-feira, 23, e até domingo, 26, a Feira do Porco Alentejano acolhe dezenas de expositores, tasquinhas, concursos, provas de gastronomia e presuntos e, claro, muita animação com vários bailes e concertos.
Promovida pela Câmara Municipal de Ourique, a iniciativa é um momento “marcante” naquele concelho e, segundo o autarca Marcelo Guerreiro, a expectativa para a edição de 2017 da Feira do Porco Alentejano é que seja “um grande momento de afirmação de Ourique como terra de futuro”.
“Um momento em que quem cá vive tenha orgulho e oportunidades, quem nos visita seja bem-recebido e fique com vontade de regressar e os que não puderem vir, venham durante o ano, pela gastronomia, pelas paisagens e pelo património”, enfatiza ao “CA” o jovem presidente.
Marcelo Guerreiro garante que a feira “é uma montra” do Mundo Rural do concelho de Ourique que, segundo acrescenta, “mobiliza muito mais” do que o Município e a Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA).
“É um trabalho comunitário com 11 anos, sempre com motivos de atração, desde a música às questões da fileira, passando pela gastronomia. Por exemplo, este ano apostamos na melhoria da qualidade da carne servida através da disponibilização de carne DOP fornecida pela Montaraz”, revela.
Em termos de programa, o primeiro dia ficará marcado pela visita da Comissão Parlamentar da Agricultura, devendo os deputados marcar também presença na fábrica Montaraz de Garvão, estando ainda marcada uma reunião com criadores de porco alentejano.
Na sexta-feira, 24, realiza-se um debate sobre os “Desafios do Porco Alentejano”, com apresença do ministro da Agricultura, e há concertos com as bandas Sangre Ibérico e Ala dos Namorados. No sábado, 25, além da prova gastronómica “Sabores de Portel” (este concelho é convidado especial na edição deste ano), haverá um concerto com o popular Miguel Araújo e baile com Emanuel Martins.
E no domingo, 26, o grande destaque vai para a emissão em directo do programa da TVI “Somos Portugal”. Durante a emissão realizar-se-ão os concursos de grunhidos e de Miss Piggy. A feira vai terminar com um espectáculo do grupo D’Empreitada!

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima