Vila de Mértola é “capital da caça” até domingo

Vila de Mértola é “capital da caça” até domingo

Mértola vai encher-se de caçadores a partir desta sexta-feira, 19!
Considerada por muitos como a “capital da caça”, a vila recebe até domingo, 21 de Outubro, a terceira edição da Feira da Caça, certame que rapidamente se consolidou no panorama nacional e ibérico de eventos do género e que visa, sobretudo, afirmar o concelho do interior baixo-alentejano como a grande referência da actividade cinegética em Portugal.
“Mértola é o destino de excelência para a caça no nosso país, sendo conhecido a nível nacional por todos os caçadores. E o trabalho de afirmação desta feira foi mais facilitado porque já havia esse conhecimento, da parte dos caçadores, sobre o destino cinegético que é Mértola”, vinca ao “CA” o presidente da autarquia local, sem dúvidas em apontar a caça como o sector “que mais dinheiro movimenta” no concelho.
A inauguração oficial do certame (com corte de fita e tudo), que se realiza no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, está agendada para as 18h15 desta sexta-feira, 19, mas antes terá lugar uma demonstração de caça ao coelho com cachorros (15h00) e um colóquio sobre a introdução do lince-ibérico no concelho (15h45).
Durante o primeiro dia de feira haverá ainda espaço para a música, com as actuações do Grupo Coral Guadiana de Mértola (18h15), de acordeonistas (19h00) e dos Bacoustic (23h00).
No sábado, 20, o dia arranca cedo com a realização da prova de Santo Humberto da III Taça Ibérica na Zona de Caça Turística Dorde, em Santana de Cambas (7h00), e uma montaria ao javali na Zona de Caça de São Marcos Corte da Azinha (7h30).
Antes da hora de almoço, já com a feira aberta, haverá animação musical com os Kapatazes (12h00) e uma demonstração de cães pela equipa cinotécnica da GNR (12h30), enquanto que de tarde vai decorrer uma prova de tiro aos pratos no Campo de Tiro “O Alhinho” (14h00), além de demonstrações de cães de parar (às 15h00 junto ao lar de idosos), de falcoaria e cetraria (15h30 e 16h30) e de caça ao coelho com cachorros (18h00).
Durante a tarde haverá também animação musical com o Grupo Coral “Os Bubedanas” (16h00), sendo que de noite o grande estaque vai para o espectáculo do conhecido Toy, que sobe ao palco da vila-museu perto das 23h00.
A III Feira da Caça de Mértola termina domingo, 21, com a terceira edição do campeonato nacional de caça de salto (8h00), uma corrida de cães galgos perto da Escola Secundário (10h00), a palestra “O papel da mulher da caça” (11h30) e mais uma demonstração de falcoaria e cetraria (12h30).
Já depois de almoço, há novas demonstrações de caça ao coelho com cachorros (14h00 e 17h00) e de falcoaria e cetraria (15h00), cabendo a animação musical ao grupo de danças sevilhanas “O som do tacão” (16h00), aos Quadrilha Nova (17h00) e ao Grupo Coral “Os Caldeireiros de São João” (18h30).
Durante os três dias feira haverá tasquinhas com petiscos regionais e exposições de artigos e armas de caça, de cutelaria, de fauna viva, de taxidermia, de aves de rapina, de aves domésticas e de cães.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima