Vila de Ferreira do Alentejo celebra 500 anos de foral

Vila de Ferreira do Alentejo

Uma recriação histórica e um banquete “quinhentistas” marcam as comemorações dos 500 anos do Foral de Ferreira do Alentejo, que decorrem este sábado, 5, feriado municipal.
Os festejos são organizados pela Câmara Municipal local e visam celebrar o dia 5 de Março de 1516, quando D. Manuel I concedeu a carta de foral da vila “aos homens bons do concelho”.
Os festejos começam às 10h00, com o hastear das bandeiras junto ao edifício dos Paços do Concelho, onde também vai actuar a banda filarmónica local.
Depois, o Arquivo Municipal recebe a apresentação do livro Ferreira e as suas cartas de foral (10h30) e a inauguração da exposição “Ferreira Identidade e Memória – IV Séculos de registos em Ferreira do Alentejo 1579-1911” (11h00).
Ao meio-dia é inaugurada na avenida General Humberto Delgado a escultura “A Ferreira” e meia-hora depois, no mesmo local, é recriada “A lenda da Brava Ferreira”.
Depois de almoço, às 14h00, tem lugar uma arruada musical e às três da tarde começa o desfile histórico, que parte da rua Capitão Mouzinho e termina no Largo Comendador José de Vilhena, local onde às 18h00 é novamente recriada “A lenda da Brava Ferreira”.
Para as 19h30 está previsto um banquete quinhentista na rua Conselheiro Júlio de Vilhena e às 22h00, a fechar a festa, realiza-se na Igreja da Misericórdia o “Concerto para D. Manuel I”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima