Vila de Barrancos em festa até à próxima quarta-feira

Vila de Barrancos em festa até à próxima quarta-feira

As festas da vila alentejana de Barrancos de 2011 serão “as mais portuguesas dos últimos anos”, porque a maioria dos “matadores” que lidarão os touros de morte, a partir desta segunda-feira, 29, é constituída por portugueses.
A “fêra” (feira) de Barrancos, que mistura celebrações religiosas e festas pagãs em honra de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da vila, arrancou domingo, 28, e vai decorrer até quarta-feira, 31, prometendo dias de muito “cachondeo” (divertimento).
Este ano, a iniciativa é “a mais portuguesa dos últimos anos”, já que quatro dos cinco toureiros que vão lidar os touros das três touradas de morte são nacionais, disse à Lusa fonte da Câmara Municipal local.
As touradas, que só têm lugar a partir desta segunda-feira, são o “prato forte” das festas, já que são as únicas em Portugal em que se podem legalmente matar os touros, através de um regime de excepção aprovado em 2002.
A partir das 08h00 iniciam-se os festejos com os “encerros” dos touros, através dos quais os animais a lidar nas touradas às 18h00 são conduzidos até aos curros da improvisada praça de touros, montada na Praça da Liberdade.
O “matador” português António João F. “Tojó” vai ser o toureiro com “honras” de abertura da primeira tourada, esta segunda-feira, sendo o segundo touro lidado pelo também português Gonçalo Montoya.
O espanhol Borja Jimenez e o português Tiago Santos actuam na segunda corrida (terça-feira) e, no último dia, é a vez do luso Vítor Mendes, que comemora 30 anos de alternativa como matador de touros, lidar o quinto e último touro de morte.
Como “manda” a tradição, a última tourada vai terminar com a lide e a morte de uma vaca pelos espectadores e aficionados mais “atrevidos”.
Espectáculos musicais de grupos e artistas portugueses e espanhóis, sempre a partir das 22h00, seguidos por actuações e bailes, a partir das 24h00, completam o cartaz das Festas de Barrancos.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima