A vila de Almodôvar vai “regressar” aos tempos da Idade Média! A localidade recebe este fim de semana, dias 5 a 7 de maio, a 12ª edição do Mercado Medieval, que após cinco anos de interregno está de volta “à vila negra” com bailias e folias, torneios de armas, danças e folguedos ou teatro de fogo, entre outros destaques.
O XII Mercado Medieval de Almodôvar é uma iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com outras entidades locais, que leva os visitantes numa “viagem no tempo” até ao ano de 1285, quando o rei D. Dinis elevou a então localidade de Póvoa de Almodôvar a concelho, por carta de foral datada de 17 de abril desse ano.
O programa inclui um mercado de rua, recriações históricas, artes performativas e música a danças da época medieval, sendo esperados em Almodôvar “muitos turistas e outros públicos dos concelhos limítrofes”, antecipa ao “CA” a vereadora Ana Carmo, que tem o pelouro da Cultura na Câmara Municipal.
Segundo a autarca, o Mercado Medieval “é um evento muito querido dos almodovarenses e a feira que mais envolve toda a população”, estendendo-se este ano entre a Praça da República, a Rua do Convento e a Rua da Constituição, junto ao Fórum Municipal/ Convento de Nossa Senhora da Conceição.
A vereadora acrescenta que o evento pretende, além de recriação histórica, “dinamizar e alavancar” o comércio local, a hotelaria e a restauração.
“A expectativa é que possamos alavancar alguma retoma [de economia local], através da realização do Mercado Medieval, que realizando-se em três dias e com um programa variado em vários espaços da vila irá contribuir para o comércio local”, afirma Ana Carmo.
O XII Mercado Medieval de Almodôvar tem entradas livres e arranca pelas 17h00 desta sexta-feira, 5 de maio. Para este primeiro dia estão previstas, entre outras iniciativas, uma arruada pelas ruas e praças do burgo (18h00), o acolhimento de peregrinos por Dona Isabel de Aragão (21h00), um auto de fé (22h00), o espetáculo de teatro de fogo “O Milagre das Rosas” (23h00) e a ronda dos aguazis (00h00).
No sábado, 6 de maio, o Mercado Medieval “abre portas” ao meio-dia, sendo que para a tarde está previsto o cortejo régio pelas ruas do burgo (15h00), a cerimónia de alistamento e recrutamento para a defesa de Almodôvar (16h00), o preito de menagem dos mouros do Garb Al’Andaluz a D. Dinis (1h00) e um torneio de armas (18h00).
Mais à noite tem lugar o espetáculo de teatro de fogo “A Lenda do Castelinho” (23h00) e, no fecho do mercado, mais uma ronda dos aguazis (00h00).
O XII Mercado Medieval de Almodôvar termina no domingo, 7 de maio, dia em que se realiza novo cortejo régio pelas ruas do burgo (15h00), seguido de trovas e cantigas de amigo (17h00), um torneio de armas a cavalo (18h00) e um espetáculo de cetraria (19h00). A fechar a festa, pelas 20h30, realiza-se o espetáculo de fogo “A Lenda do Cavaleiro Negro”.
Ao longo dos três dias de evento haverá ainda um mercado de rua, exposições e comeres e beberes da dieta mediterrânica.