Vila de Aljustrel festeja padroeira até segunda

Vila de Aljustrel festeja

Aljustrel vai estar em festa entre esta quinta-feira e a próxima segunda-feira, dias 4 a 8, com as celebrações em honra da padroeira local, Nossa Senhora do Castelo.
Os festejos, promovidos pela Confraria de Nossa Senhora do Castelo, arrancam às nove da noite desta quinta-feira, 4, com uma vigília de oração mariana na ermida de Nossa Senhora do Castelo.
Este será o ponto central das festas, que na sexta-feira, 5, contam com a actuação do Grupo de Metais da SMIRA (21h00) e com uma conferência de José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, sobre o tema “Nossa Senhora do Castelo na identidade aljustrelense”.
Sábado, 6, será um dia intenso nas comemorações, com uma arruada pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas (10h15), seguida de uma procissão a cavalo com a imagem de Nossa Senhora do Castelo pelas ruas da vila (10h30), bênção dos romeiros e eucaristia na ermida (12h30).
De tarde, pelas 15h00, há música no largo da ermida de Nossa Senhora do Castelo, com a actuação dos grupos “Margem Esquerda” (Moura), “Flores da Primavera” (Ervidel), Cantares Femininos de Aljustrel, “Margens do Roxo” (Ervidel) e “Maravilhas do Alentejo” (Rio de Moinhos). Mais à noite, a partir das 21h30, há baile com Valter Cabrita.
Domingo, 7 de Setembro, será o principal dia dos festejos, que terão lugar na Igreja Matriz de Aljustrel. Às 16h00 tem lugar a recitação do terço, enquanto uma hora depois decorrerá a solene eucaristia com entronização de novos confrades, entre os quais D. Duarte, que estará na cerimónia e será confrade-honorário.
Às 18h00 realiza-se a procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo pelas ruas de Aljustrel, que terá guarda de honra da GNR a cavalo e dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel, sendo acompanhada pela banda filarmónica da SMIRA.
As festas em honra de Nossa Senhora do Castelo terminam na segunda-feira, 8, na ermida, com a recitação do terço (17h30) e a solene eucaristia da Festa da Natividade de Nossa Senhora (18h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima