Vila da Vidigueira passa fim-de-semana "a pão e laranjas"

Vila da Vidigueira passa fim-de-semana "a pão e laranjas"

A vila da Vidigueira vai recuar 500 anos no tempo ao longo deste fim-de-semana, dias 23 a 25. A “responsabilidade” é da Câmara Municipal local, que promove entre sexta-feira e domingo mais uma edição do Festival gastronómico “A Pão e Laranjas”, este realizado num ambiente de recriação histórica e dedicado às comemorações dos 500 anos da entrega do foral à localidade.
“Promover os produtos de excelência do concelho”, “divulgar a riqueza da cozinha tradicional local” e “oferecer aos visitantes e população local actividades lúdicas de recriação histórica” são os principais objectivos do certame, que inclui no seu programa a exposição e venda de produtos agro-alimentares, mostra de artesanato, tasquinhas com petiscos, um mercado medieval, animação de rua, espectáculos musicais e ateliers para famílias.
O festival arranca às 14h30 desta sexta-feira, 23, com jogos medievais e renascentistas para os “gaiatos das escolas”, estando a inauguração oficial agendada para as 19h00, com a participação da banda filarmónica dos Bombeiros Voluntários locais. Até ao fim do dia Vasco da Gama vai recrutar homens para o acompanharem nas naus rumo à Índia (21h00), terá lugar uma justa de armas (22h00) e muita animação no arraial com danças à desgarrada (23h00).
Sábado, 24, os festejos arrancam às 10h00, com destaque para o cortejo régio “pelas ruas do burgo” (15h00), um torneio de armas (18h00) e a actuação dos grupos Coral “Vozes da Vidigueira” (19h00) e Viticária Fermata Musik (20h00).
O Festival Gastronómico “A Pão e Laranjas” termina domingo, 25, com novo cortejo régio (15h00), a actuação do grupo de cante alentejano da Escola de Música de Vidigueira (17h30) e o “julgamento e execução em praça pública dos salteadores capturados, seguindo-se um auto de fé de heréticos e contumazes” (19h30).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima