Serviço de Urgências Básico de Castro Verde vai ter obras de ampliação

O edifício actual do Serviço de Urgência Básico (SUB) do Centro de Saúde de Castro Verde irá ser ampliado, numa parceria entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara Municipal local.

O processo esteve em discussão nesta quarta-feira, 21, durante a reunião que juntou, em Castro Verde, o presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, a presidente da administração da ULSBA, Conceição Margalha, e o autarca António José Brito. Os três responsáveis visitaram depois as instalações do SUB.

“Chegámos ao entendimento que a ampliação [do SUB] é o melhor caminho”, dotando o edifício “de condições bastante melhores” para o funcionamento das Urgências, adianta ao “CA” o presidente da Câmara de Castro Verde.

Segundo António José Brito, caberá ao Município executar o projecto de ampliação, sendo depois a ULSBA a realizar o investimento, que ainda não tem qualquer estimativa de preço.

“Chegámos ao entendimento que a ampliação [do SUB] é o melhor caminho”, dotando o edifício “de condições bastante melhores” para o funcionamento das Urgências.

António José Brito | presidente da CM Castro Verde

Recorde-se que em Agosto deste ano o presidente da Câmara de Castro Verde reuniu, em Lisboa, com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, junto de quem defendeu a construção de um novo SUB, garantindo a disponibilidade da autarquia para ceder um terreno municipal para o efeito. Contudo, perante uma avaliação técnica da proposta, chegou-se ao entendimento de que a ampliação do actual edifício seria o mais adequado.

O SUB de Castro Verde foi inicialmente projectado para servir 6.000 utentes, mas de momento esse “universo” chega a cerca de 40 mil utentes de oito concelhos, recebendo doentes de zonas como o interior do concelho de Odemira ou o norte do concelho de Loulé, já no distrito de Faro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima