Francisco Assislau Chaves concluiu a licenciatura em Música na Universidade de Évora (UÉ) com 18 valores, o que permitiu ao jovem receber o Prémio Escolar UÉ referente ao ano 2013-2014.
“Foi um reconhecimento do trabalho e do percurso escolar que desenvolvi enquanto aluno da UÉ”, afirma ao “CA” Francisco Assislau Chaves a partir da cidade holandesa de Maastricht, onde o jovem natural de Castro Verde se encontra a frequentar último ano do mestrado em guitarra clássica no Conservatorium Maastricht, sob a orientação de Carlo Marchione.
A música é, aliás, a grande paixão de Francisco Assislau Chaves, que apesar de contar apenas 21 anos já conta com algumas distinções no seu “currículo”, com destaque para a vitória no “Prémio Novos Compositores” de 2013.
Daí que a sua prioridade no momento seja concluir o mestrado, ao mesmo tempo que vai trabalhando em novos projectos.
“Estou a formar um duo com o flautista Rui de Matos. No dia 8 Janeiro iremos actuar em Castro Verde e planeamos agendar mais concertos em Portugal e nos Países Baixos”, adianta o jovem castrense, revelando que em simultâneo anda a escrever uma nova obra para orquestra.
“Mas não posso avançar grandes detalhes, porque ainda não está nada confirmado oficialmente”, diz.
Pelo meio, Francisco Assislau Chaves planeia ir a vários concursos e festivais de música.
“Já este mês irei participar no concurso de guitarra de Aachen (Alemanha) e no fim de Dezembro irei também concorrer no festival de Guitarra de Guimarães”, conclui.
