ULSBA vai ter equipa de apoio psico-social

ULSBA vai ter equipa

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) vai criar uma equipa de apoio psico-social para reforçar o apoio proporcionado a pessoas em fim de vida no âmbito das equipas de cuidados paliativos.
O projecto é dinamizado ao abrigo do Programa Humaniza, o Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação “La Caixa” em Portugal, que prevê a criação de 10 equipas de apoio psico-social em diferentes regiões do país, incluindo o Baixo Alentejo.
Fonte oficial da fundação ligada ao banco espanhol, o programa “será executado em estreita colaboração com o Ministério da Saúde” e visa complementar “a acção dos serviços públicos de saúde, centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias”.
Nesse sentido, as novas equipas de apoio psico-social, entre as quais a da ULSBA, serão constituídas “por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psico-social e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares”.
“Esta iniciativa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários”, acrescenta a Fundação “La Caixa” em comunicado.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima