ULSBA e Fundação La Caixa apoiam pessoas com doenças avançadas

ULSBA e Fundação La Caixa apoiam

Um total de 223 pessoas com doenças avançadas (e 318 familiares) foram apoiadas nos últimos meses pela Fundação La Caixa e pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), no âmbito do Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas.
De acordo com os responsáveis pelo projecto, a iniciativa tem a colaboração do Ministério da Saúde e actua na área dos cuidados paliativos, visando complementar a acção dos serviços públicos de saúde e centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias.
“Um marco deste programa consiste na implementação de um modelo de intervenção por equipas de apoio psico-social (EAPS), executado com grande sucesso há 10 anos em Espanha e agora alargado e adaptado a Portugal”, adianta a Fundação La Caixa em comunicado enviado ao “CA”.
Segundo a mesma fonte, “estas equipas são constituídas por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psico-social e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares”.
“O programa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários”, diz a Fundação, explicando que em Portugal foram seleccionadas 10 equipas de apoio psico-social, “integradas em equipas de cuidados paliativos e distribuídas por diferentes regiões do país”.
A Fundação La Caixa nota igualmente que o programa contempla também “o apoio à qualificação profissional de médicos em cuidados paliativos e apoio a associações para implementação de projectos de sensibilização pública e promoção de apoio no processo de doença e de luto”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima