Ucasul vence nos Green Project Awards

Ucasul vence nos

A União das Cooperativas Agrícolas (Ucasul), com sede em Alvito, foi uma das seis vencedoras da sexta edição dos prémios “Green Project Awards 2013” em Portugal.
Os premiados foram revelados esta terça-feira, 29, em Lisboa e a Ucasul acabou por vencer na categoria Investigação & Desenvolvimento, com o projecto “Refinolea – Valorização integrada de resíduos e subprodutos da extracção de azeite”.
Trata-se de um projecto que apresenta, segundo a organização dos prémios, “uma visão inovadora sobre o bagaço de azeitona extractado”, tratando-o “como uma matéria-prima a valorizar e não como resíduo”.
O projecto “Refinolea” pretendeu ainda estudar a implementação deste bagaço de azeitona no conceito de bio-refinaria, com os resultados a serem “muito positivos”, o que abre novas oportunidades a esta fileira.
Além do prémio entregue à Ucasul, os “Green Project Awards 2013” entregaram ainda uma menção honrosa na categoria Agricultura, Mar e Turismo à Casas Brancas – Associação de Turismo de Qualidade do Litoral Alentejano e Costa Vicentina, sediada em Odemira, pelo projecto da Rota Vicentina.
Os restantes premiados na cerimónia foram a Esporão S.A. (na categoria Agricultura, Mar e Turismo), a Rede Hidrometeorológica dos Açores (Information Technology), a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres (Gestão Eficiente de Recursos), a Ecologicalkids (Produto ou Serviço), a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Iniciativa de Mobilização), o Grupo Informal 11ºD da Associação de Estudantes da Escola Secundária João de Deus de Faro (Iniciativa Jovem Projecto 80).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima