Turismo do Alentejo defende monumentos com gestão privada

Turismo do Alentejo defende monumentos com gestão privada

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo considera “urgente” a alteração do modelo de gestão do património cultural na região, sugerindo, entre outras medidas, que a gestão seja entregue a agentes e estruturas privadas.
“Não podemos continuar a olhar para os monumentos a estarem encerrados, não podemos continuar a olhar para os monumentos a estarem com horários desadequados, e não fazemos nada”, diz o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, citado pela Agência Lusa.
“É urgente e exige-se uma intervenção e nós vamos fazê-la no Alentejo e avançar, a partir de Junho de 2012, com um grande projecto nesta área”, adianta.
Esta foi uma das conclusões que o presidente da Turismo do Alentejo retirou do Congresso Internacional “Alentejo: Património do Tempo”, que decorreu no passado fim-de-semana em Portalegre.
Durante a iniciativa, foram igualmente revelados os vencedores nas nove categorias dos prémios “Turismo do Alentejo 2011”.
As distinções foram entregues ao Convento do Espinheiro (empreendimento turístico), Amieira Marina (animação turística); Casa da Ermida de Santa Catarina, Herdade do Sobroso, Herdade da Malhadinha Nova e Herdade do Touril (turismo rural); Cartuxa (enoturismo); Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo “Terras Sem Sombra” e
Festival de Músicas do Mundo de Sines (evento); restaurantes “Tomba Lobos” e “A Maria” (melhor gastronomia); e Casas Brancas – Associação de Turismo do Litoral Alentejano e Costa Vicentina (comunicação no Alentejo).
Nos prémios para o melhor operador <i>incoming</i> e para o melhor projecto público foram apenas entregues menções honrosas à Alentejo Tours e ao Parque da Natureza de Noudar, respectivamente.
A Turismo do Alentejo atribuiu ainda um prémio especial ao centro histórico de Évora pelos seus 25 anos como património da humanidade e à empresa Delta Cafés pelo seu 50º aniversário.
Já o prémio “Agência Regional de Promoção Turística” foi conquistado por José António Preto da Silva.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima