Tradição do “Sábado de Aleluia” em São Marcos da Ataboeira

São Marcos da Ataboeira - Sábado de Aleluia 2023

A tradição pascal do “Sábado de Aleluia” continua ‘viva’ em São Marcos da Ataboeira, no concelho de Castro Verde, onde cerca de 30 pessoas vão este ano voltar a entrar a ‘chocalhar’ pelas casas da aldeia neste sábado, 30.

A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia em conjunto com o grupo “Amigos da Aleluia”, remonta a meados do século passado, tendo sempre lugar no sábado que antecede a Páscoa.

“É uma tradição bonita, a única que existe no concelho de Castro Verde e que continua a ser dinâmica e ativa, em que as pessoas todos os anos acabam por estar ansiosas, à espera” de acontecer, diz ao “CA” a presidente da Junta de Freguesia, Sara Saturnino.

A autarca reforça que se trata de “uma tradição muito diferente e muito interessante”, que faz com que muitos naturais de São Marcos da Ataboeira também visitem a aldeia neste dia, “com o intuito de assistir e fazer com que a Aleluia continue”.

Segundo a tradição, no “Sábado de Aleluia” um grupo de pessoas junta-se “de madrugada”, percorrendo a pé a aldeia e as restantes localidades da freguesia alentejana.

Durante o périplo, os participantes vão entrando nas casas, a abanar os chocalhos que levam nas mãos, saindo sempre por uma porta diferente.

“Dizem as lendas que [esta tradição] traz boas coisas e abençoa a casa se o grupo a ‘chocalhar’ por dentro”, explica Sara Saturnino, acrescentando: “As pessoas fazem muita questão de abrir a porta ao grupo, para este poder chocalhar dentro de suas casas”.

Depois, já em São Marcos da Ataboeira, os “Amigos da Aleluia” dirigem-se à igreja da aldeia, entrando por uma porta e saindo por outra e, em seguida, dão nove voltas em redor do edifício, sempre a ‘chocalhar’. No final, os participantes entoam um cântico a São Marcos, padroeiro da freguesia.

No início, esta tradição era ‘reservada’ aos homens, mas neste momento “já há mulheres e crianças que ‘chocalham’ a aleluia”, observa a presidente da Junta de Freguesia.

Além do mais, continua, “já se juntou [ao grupo] toda uma série de pessoas mais novas, que também têm interesse em continuar a tradição e têm sido bastante dinâmicas e ativas”.

Este ano, o “Sábado de Aleluia” na freguesia de São Marcos da Ataboeira inicia-se às 7h00, com passagem pelas localidades de Figueirinha, Guerreiro e Salto.

Às 9h00, o grupo inicia a arruada em São Marcos da Ataboeira, estando a entrada na igreja prevista para as 11h00.

Opinião

Carlos Pinto

26 de Abril, 2024

Abril, sempre!

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Napoleão Mira

12 de Abril, 2024

Por Fim… A Liberdade!

Luís Menezes

5 de Abril, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Domingos Garcia Peres (1812-1902)

Carlos Pinto

28 de Março, 2024

Valorizar o que é nosso

Vitor Encarnação

28 de Março, 2024

Insónia

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima