Com nove anos de existência no terreno, a UDCP de Mértola entrou recentemente numa nova fase da sua actuação, com financiamento garantido pelo Portugal 2020, através do POISE. Um trabalho que todos os parceiros envolvidos, a começar pela Misericórdia alentejana, consideram ser vital manter, dada a realidade demográfica do concelho.
“Apesar das dificuldades que existem, este projecto é para continuar”, promete o provedor José Alberto Rosa. Ainda assim, continua, será necessário enfrentar (e ultrapassar) alguns desafios, “nomeadamente na referenciação” dos doentes a partir do Sistema Nacional de Saúde.
Já o médico António Matos considera ser essencial “melhorar aspectos de articulação interna com a melhoria dos sistemas de registo”, assim como “formar profissionais que possam assegurar a continuidade das prestações, tentar que se melhore a articulação com as outras unidades prestadoras, e aumentar a divulgação da equipa e das suas prestações”.
“Outro desafio futuro é tentar sensibilizar empresas, divulgando os benefícios deste projecto, por forma que algumas empresas e entidades se consigam associar e fazer com que este se consiga manter” ao longo dos anos, conclui Cidália Guerreiro.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde