Terminal de contentores de Sines quadruplica capacidade após investimento de 78 milhões de euros

Terminal de contentores de Sines quadruplica capacidade após investimento de 78 milhões de euros

A ampliação do terminal de contentores do porto de Sines (Terminal XXI), em que a concessionária PSA Sines investiu cerca de 78 milhões de euros, está concluída, aumentando a capacidade da infra-estrutura para um milhão de TEU por ano.
Esta expansão, designada oficialmente 1B e que já está terminada, possibilita ao Terminal XXI passar a acolher um milhão de TEU anuais (medida para contentores de 20 pés), quando, até agora, tinha capacidade para 250.000 TEU ano.
A empreitada vai ser dada a conhecer no terreno esta terça-feira, 27, ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, durante uma visita a partir das 16h10, com partida da Administração do Porto de Sines (APS).
Fruto das obras realizadas, que implicaram um investimento da PSA Sines a rondar os 78 milhões de euros, a área do cais do terminal cresce para os 730 metros (380 da fase 1A que se juntam mais 350 da fase 1B).
Ainda em termos de área, o Terminal XXI aumenta também dos 13,3 hectares iniciais para os 24 hectares.
Em paralelo com a empreitada da PSA, a Administração do Porto de Sines tem em curso obras para a expansão do molhe leste da infra-estrutura portuária.
Num investimento de 40 milhões de euros, a obra deverá estar pronta no final deste primeiro semestre e envolve a construção de mais 400 metros do molhe, cuja extensão final será de 1.500 metros.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima