Temporada taurina arranca em Mourão

Temporada taurina

A nova temporada tauromáquica arranca este sábado, 1, em Mourão, num ano em que o sector considera ser uma “carta fechada” a adesão do público aos espectáculos face à crise financeira que o país atravessa.
O presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Paulo Pessoa de Carvalho, diz à Agência Lusa que a temporada desde ano é, “para já”, uma “carta fechada”, devido à conjuntura, mas manifestou esperança de que a tauromaquia “supere” as dificuldades.
“Vamos entrar na temporada com menor poder de compra por parte das pessoas e este ano será de interrogação, como em todas as áreas, embora considere que o aficionado é fiel, mantendo a esperança que assim continue”, afirma.
Paulo Pessoa de Carvalho recorda que, no início de 2013, existia a expectativa de que o sector iria sofrer uma “forte quebra” durante o ano, situação que não veio, depois, a ocorrer.
“Espero também que os organizadores das corridas promovam, esta temporada, espectáculos mais atractivos e cuidem das questões relacionadas com os preços dos bilhetes”, acrescenta.
Fonte da Associação Nacional de Toureiros (ANT) indica à Lusa que, em 2013, realizaram-se em Portugal 246 espectáculos, tendo sido cancelados “mais de duas dezenas de festejos” por causa do mau tempo.
A mesma fonte lembra que, em 2012, registaram-se 260 espectáculos tauromáquicos, havendo no ano passado uma “ligeira quebra” no número de festejos.
A temporada tauromáquica arranca anualmente no dia 1 de Fevereiro, com um festival taurino na Praça de Toiros de Mourão e termina a 1 de Novembro com espectáculos no Cartaxo e no Coliseu de Redondo.
Para este sábado, em Mourão, a partir das 15h00, está anunciado um festival taurino misto, sendo os novilhos/ toiros a lidar pertencentes à ganadaria de Murteira Grave.
Em praça vão estar os cavaleiros Duarte Pinto e Joana Andrade e os forcados Amadores de Moura, cabendo as lides a pé aos matadores espanhóis António Ferrera e David Mora e ao português Nuno Casquinha.
Este festejo conta ainda, no seu elenco, com a actuação de João Silva “El Juanito”, novilheiro natural de Monforte e aluno da Escola de Toureio de Badajoz, em Espanha.
Depois de Mourão, a temporada tauromáquica em Portugal prossegue com festivais taurinos nas localidades alentejanas de Granja, Serpa, Vila Viçosa, Monforte e Elvas.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima