Uma tecnologia inovadora para idosos e familiares, que ajuda a ultrapassar os desafios da melhor idade através de plataformas interactivas de fácil utilização: é assim o programa “SiosLife”, recentemente instalado nos dois pólos do Lar Jacinto Faleiro, em Castro Verde.
“É um projecto inovador e chegámos à conclusão que era uma mais-valia para as nossas actividades, por isso avançámos”, afirma ao “CA” António Elias, tesoureiro do Lar Jacinto Faleiro, que agradece o apoio da Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, na aquisição do programa. “Foi um gesto que nos deixou muito sensibilizados e é uma mais-valia para os nossos utentes”, diz.
Instalado desde Setembro nos dois pólos de apoio à Terceira Idade da instituição, o SiosLife não é mais que um computador adaptado que permite a estimulação cognitiva e até física dos idosos, através de uma série de actividades e jogos lúdicos.
“É um computador muito simplificado e até para quem não sabe ler consegue utilizar este computador de uma forma completamente autónoma”, afiança Diogo Caixeirinho, animador sócio-cultural no Lar Jacinto Faleiro. “É um computador com écran táctil, que funciona por cores e tem um conjunto de jogos lúdicos, que permitem ao utente ter uma estimulação cognitiva excelente e até física”, acrescenta este responsável, reconhecendo que a adesão dos idosos ao SiosLife “tem superado” as expectativas.
Para Diogo Caixeirinho, este programa tem ainda outra mais-valia igualmente importante para o bem-estar dos idosos: o facto de permitir a comunicação destes com os seus familiares que se encontram fora de Castro Verde, através de vídeo-chamadas. “No contexto de Castro Verde temos muitos utentes que têm familiares no estrangeiro. E este programa vai combate a solidão, porque a distância deixa de ser um problema. É muito bom”, observa com satisfação.
“É importante esta estimulação e depois [o SiosLife] tem essa mais-valia de permitir o contacto do utente que está aqui institucionalizado com familiares em qualquer parte do mundo”, acrescenta por seu lado António Elias.
