Tecnologia 4G chega à mina de Neves-Corvo

Tecnologia 4G chega

A mina de Neves-Corvo, situada no concelho de Castro Verde, será uma das primeiras em todo o mundo a dispor, ao longo dos seus mais de 90 quilómetros de túneis no subsolo, da tecnologia 4G/LTE (Long Term Evolution), que permitirá uma maior segurança operacional, o aumento da eficiência e de produtividade e a redução de custos na sua operação.
O projecto, classificado como pioneiro e inovador a nível mundial, resulta de uma parceria entre a Somincor, responsável pela exploração da mina de Neves-Corvo, e a Altice Empresas, ligada à operadora de comunicações internacional Altice, que foi oficializada a 23 de Junho.
“Este é um momento relevante para a Somincor e que traduz a forte aposta que temos vindo a fazer na modernização tecnológica e na inovação da nossa actividade. O facto de termos a Altice Portugal como parceiro neste projecto, uma empresa de referência do seu sector a nível nacional e internacional, valida ainda mais este investimento”, sublinha ao “CA” o administrador-delegado da empresa mineira.
Kenneth Norris destaca ainda o facto de a assinatura deste contrato acontecer“num momento complicado da vida económica e social nacional e global”, esperando“que este constitua um sinal claro da confiança” que a Somincor tem “na empresa, na região do Baixo Alentejo e em Portugal”.
Por seu lado, o presidente-executivo da Altice Portugal considera que “este grande e peculiar projecto, para além de se traduzir em mais um marco para o país, trata-se de uma alavanca para um maior desenvolvimento económico local e regional”. “Uma aposta que a empresa faz em todo o país, com uma preocupação não só com as populações, mas também com todo o tecido empresarial”, reforça Alexandre Fonseca.
Igualmente satisfeito com a concretização desta parceria entre a Somincor e a Altice ficou o presidente da Câmara de Castro Verde. “É uma honra termos acesso a esta inovação e tecnologia no Município de Castro Verde. Felicitamos os investidores, bem como agradecemos este investimento que resulta na criação de valor e emprego para a região”, frisa António José Brito.

Solução inovadora
Segundo adianta fonte oficial da Altice ao “CA”, o projecto a implementar em Neves-Corvo consiste numa “solução avançada de rede de dados wireless com tecnologia 4G/LTE para a cobertura de 90 km de túneis da mina”, que contempla ainda “o fornecimento de uma rede core local redundante para garantia de elevada autonomia, menor latência e segurança total”.
Esta solução “única e inovadora” permitirá à empresa mineira, continua a Altice, “garantir três factores fundamentais para a sua actividade: segurança operacional, aumento da eficiência e produtividade e redução de custos”.
“A nova rede de transmissão de dados irá permitir à Somincor localizar e monitorizar remotamente e em tempo real, a operação automatizada das máquinas no interior da mina de Neves-Corvo”, esclarece a empresa de comunicações, considerando que “este projecto inovador a nível nacional junta duas empresas com a mesma dinâmica e visão”.
Ou seja, “modernização e inovação em segurança, respeito, integridade e excelência numa das maiores minas de cobre da Europa e uma das principais empresas exportadoras nacionais”, conclui a Altice.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima