Afirmar Odemira como território “de excelência” para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição é a meta da oitava edição da Taça Concelhia de BTT de Odemira, que vai decorrer entre os meses de maio e outubro, com um total de cinco provas.
A competição é organizada pela Câmara de Odemira em parceria com os clubes locais, para promover o desenvolvimento da modalidade na região e constituindo-se como uma oportunidade de “dinamização sustentável dos territórios do interior como destinos turísticos”.
A primeira prova, a VI Maratona do SW, realiza-se a 7 de maio, numa organização do Clube BTT de Odemira. Segue-se, a 14 de maio, a I Maratona Terras de Mira, organizada pelo Santaclarense na freguesia de Santa Clara-a-Velha.
A 14ª Maratona Rota do Medronho terá lugar no dia 4 de junho, em Amoreiras-Gare, dinamizada pelo GDR Amoreiras-Gare. Depois, a 24 de setembro, terá lugar a 11ª Maratona Desenferruja Canelas, organizada pela Associação de Vale Bejinha e Carrasqueira.
A oitava edição da Taça Concelhia de BTT de Odemira termina a 15 de outubro, com a 13ª Maratona Entre o Rio e o Mar, organizada pela Secção de BTT Os Duraizos da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira.
Segundo a Câmara de Odemira, todas estas provas contemplam dois percursos, meia-maratona (distância média entre 40 a 50 kms) e maratona (entre 60 e 80 kms). No final da Taça erão atribuídos prémios monetários aos cinco primeiros classificados masculinos e femininos.
A classificação final de cada atleta é estabelecida pelo somatório dos pontos conquistados nas várias provas. Aos melhores atletas de cada escalão será atribuída a camisola de “vencedor”, que poderá envergar na edição de 2024.