Suicídio no Alentejo debatido nas Jornadas de Saúde Mental de Sines

Suicídio no Alentejo debatido nas Jornadas de Saúde Mental de Sines

Sines vai receber entre esta quinta-feira e sábado, dias 2 a 4, o evento Praxis Mentis – Caminhos da Mente, em que, entre outros temas, serão debatidas as possibilidades de combate às altas taxas de suicídio no Alentejo.
Em declarações à Agência Lusa, Luiz Gamito, médico psiquiatra e coordenador da organização do evento, que reúne quatro encontros científicos sobre saúde mental, destacou o fórum de discussão “Suicídio no Alentejo”, integrado nas VIII Jornadas de Saúde Mental do Alentejo, por considerar que é “urgente tratar” esta questão.
Do I Congresso de Investigação em Psiquiatria e Neurociências, Luiz Gamito evidencia a conferência com o mesmo tema do psiquiatra Adriano Vaz Serra, bem como o simpósio “PsicoTIC”, sobre as “novas tecnologias ao serviço da clínica e da melhoria das condições de vida das pessoas”.
“Por interesse de ordem geral”, nas Mens Legis – Jornadas de Psiquiatria e Justiça, o destaque vai para a conferência do juiz-conselheiro Laborinho Lúcio, sobre cidadania e saúde mental.
E no I Congresso da Associação Psiquiátrica Alentejana, criada neste evento, Luiz Gamito chama especial atenção para “os diálogos entre Vasco da Gama e Garcia de Orta”, como uma “espécie de simbologia da fronteira que existe entre várias disciplinas e vários conhecimentos, como é o caso das neurociências”.
Durante os três dias de conferências e debates, os cerca de 250 interessados pelo tema terão também acesso a alguns eventos culturais paralelos, como exposições de pintura, escultura e artesanato, peças de teatro e exibição de cinema.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima