Somincor promove debate sobre biodiversidade em Neves-Corvo

Somincor promove debate sobre

“BioMinar 2013 – A Biodivesidade em Neves-Corvo” é o tema geral de um workshop que a Somincor e a Lundin Mining promovem a partir desta sexta-feira, 31, em Castro Verde.
A iniciativa, que também passará pelo complexo mineiro, prolonga-se até sábado, 1 de Junho, e seu o objectivo é dar a conhecer os estudos sobre a biodiversidade desenvolvidos desde 1982 em Neves-Corvo.
Nesse sentido, estão programadas intervenções sobre a “biodiversidade no Baixo Alentejo interior”, havendo lugar à apresentação de dois projectos modelares: “18 anos de Parque Natural do Vale do Guadiana” e “Conservação de Aves Estepárias no Campo Branco: 20 anos de trabalho da LPN”.
Ainda durante a tarde do primeiro dia será analisada a “biodiversidade em Neves-Corvo”, com intervenções de Otília Correia, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (“A vegetação da região de Neves-Corvo: os valores e os impactos”); de Manuela Graça, da Universidade de Coimbra (“A Ribeira de Oeiras: um ambiente com uma biodiversidade bem documentada”); e de Cristina Branquinho, também da Universidade de Lisboa (“O que nos contam os líquenes após 20 anos de monitorização ambiental”).
O segundo dia da iniciativa (sábado, 1 de Junho) vai assentar, durante a manhã, numa visita aos campos da região da mina de Neves-Corvo, com quatro paragens dedicadas aos seguintes temas: “Aves – As aínhas da paisagem”, “Sobreviver em ambientes sem água: um segredo das plantas”; “Líquenes: Os vigilantes da Natureza”; e “A Ribeira de Oeiras: Biodiversidade bem documentada”.
Durante a tarde, no Centro de Formação do complexo mineiro, serão abordados “os impactes ambientais da Mina de Neves-Corvo” e a “gestão ambiental e integração da biodiversidade”.
A apresentação de uma alocução sobre as soluções sustentáveis depois dos impactes ambientais e a apresentação do site na Internet para divulgação de biodiversidade de Neves-Corvo irão completar este workshop.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima