A Somincor prepara-se para investir 130 milhões de euros até ao final de 2013 na mina de Neves-Corvo, anunciou esta sexta-feira, 13, a empresa detida pelo grupo sueco-canadiano Lundin Mining.
O projecto é apoiado pelo Governo, através da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e tem por objectivo aumentar a capacidade de produção e extracção de cobre e zinco a partir do chamado jazigo de Lombador.
Esta nova fase vai permitir a criação de 68 novos postos de trabalho, que se juntarão aos mais de 1.000 que já trabalham na mina baixo-alentejana pela "mão" da Somincor.
Além deste projecto, a empresa vai continuar os trabalhos de prospecção no jazigo de Semblana, que se forem bem sucedidos poderão significar mais 300 a 700 milhões de euros de investimento em Neves-Corvo nos próximos cinco anos.
Tudo isto "representa a grande aposta da Somincor em Portugal e nos seus recursos geológicos”, sublinhou o ministro da Economia e Emprego durante a cerimónia de apresentação do projecto.
Álvaro Santos Pereira destacou ainda que o sector extractivo teve em 2011 um impacto de 1000 milhões de euros na economia nacional.
Por isso mesmo, disse Álvaro Santos Pereira, "a estratégia do Governo inclui, como objectivos primordiais, a dinamização e a revitalização do sector para conseguir mais investimento estrangeiro e nacional, criar mais emprego e aumentar as receitas do Estado".
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde