O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (Site Sul) reclama o pagamento dos salários e dos subsídios em dívida aos trabalhadores da Compelmada e da Metalsines, sediadas em Sines.
Em comunicado enviado à Agência Lusa, a direcção da estrutura sindical indica que as duas empresas, pertencentes ao Grupo FTM, de Francisco Tavares Machado, devem aos funcionários o subsídio de Natal de 2012, parte do subsídio de férias de 2013 e os salários desde Novembro do ano passado.
"Vários trabalhadores acabaram por comunicar a suspensão do contrato individual de trabalho e outros terão de o fazer muito em breve", por já não terem "condições mínimas de sobrevivência", indica o sindicato.
Segundo o Site Sul, os trabalhadores vivem "numa situação de imensas dificuldades, muitas vezes com apenas uma refeição diária".
A "defesa das empresas" e a "garantia dos postos de trabalho", bem como o pagamento das indemnizações fixadas por decisão judicial a trabalhadores "ilegalmente despedidos", são outras reivindicações referidas no documento do sindicato.
A Lusa tentou ouvir o director-geral das duas empresas, João Pedro Machado, mas não foi possível, apesar de várias tentativas.
