Setembro é mês de cultura em Odemira

Promover a cultura do concelho, assim como o seu património oral, artístico e patrimonial, são algumas das metas do “Setembro Cultural”, iniciativa que a Câmara de Odemira vai promover ao longo deste mês de setembro, em parceria com diversas entidades e instituições locais.

Segundo adianta ao “CA” fonte municipal, o programa “Setembro Cultural” pretende “proporcionar diferentes manifestações culturais à população” e inclui música, cinema, animação de rua, teatro e exposições, através de eventos como as “Jornadas do Património” ouos festivais“7 Sóis 7 Luas” e “Terras Sem Sombras”.

A iniciativa, que seguirá todas as orientações da Direção Geral de Saúde, inclui ainda as comemorações do Dia do Município (na quarta-feira, 8), a festa em honra de Nossa Senhora da Piedade e os festejos do 21º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago.

Estes últimos estão previstos para este domingo, 5, a partir das 11h00, com uma sessão online especial da “Hora do Conto” na página de Facebook da autarquia, enquanto pelas 21h30o Jardim Sousa Prado recebe uma sessão de contos com o conhecido Jorge Serafim.

Na terça e quarta-feira, 7 e 8 de setembro, decorrem as comemorações do Dia do Município e da padroeira de Odemira, Nossa Senhora da Piedade, que incluem diversas atividades culturais e religiosas, nomeadamente a apresentação do espetáculo de videomapping “Viagem à Nossa Pátria”, projeto educativo e histórico de Odemira, nas duas noites.

Para a noite de terça-feira, 7, está igualmente prevista a atuação, no Cerro do Peguinho, dos “Cantadores do Alentejo”, grupo que foi finalistas do concurso televisivo “Portugal GotTalent), seguindo-se um espetáculo pirotécnico e a atuação da banda “Linhas Cruzadas” na zona ribeirinha.

Para a manhã de quarta-feira, 8 (feriado municipal), está agendada a apresentação do livro Odemira – Património, Religião, Sociedade e Território, de António Martins Quaresma e José António Falcão, que irá decorrer no cineteatro Camacho Costa a partir das 11h00.

As celebrações religiosas decorrerão também na quarta-feira, com uma missa e a procissão em honra da Nossa Senhora da Piedade, enquanto a noite está “reservada” para a atuação do grupo “Senza”, na zona ribeirinha.

Entre os dias 9 e 12 de setembro Odemira recebe mais uma vez a passagem do festival “7 Sóis 7 Luas”, ao passo que nos dias 18 e 19 de setembro (sábado e domingo) será a vez do festival “Terras Sem Sombra”, com atividades dedicadas ao património e biodiversidade, passar por Vila Nova de Milfontes e por Odemira.

O programa “Setembro Cultural” inclui ainda, no dia 30, a edição de 2021 das “Jornadas do Património”, dedicadas ao tema “Património Inclusivo e Diversificado” e que serão assinaladas com a exibição de um filme produzido pela Câmara de Odemira nas páginas oficiais da autarquia no Facebook e no Youtube.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima