"Setembro Cultural" com muitas acividades no concelho de Odemira

"Setembro Cultural"

Promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população é o grande objectivo da iniciativa “Setembro Cultural”, que a Câmara de Odemira vai promover ao longo do próximo mês.
Espectáculos musicais, sessões de cinema, animação de rua, teatro, exposições ao ar livre, jornadas do património, a passagem do festival “Sete Sóis Sete Luas”, o VII Simpósio Internacional de Escultura, a comemoração do Dia do Município e o aniversário da Biblioteca Municipal são alguns dos muitos destaques da agenda do evento.
O “setembro Cultural” arranca precisamente, entre os dias 3 e 5 de Setembro, com as actividades do 19º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, “que irá proporcionar à população de todas as idades uma programação diversificada”.
Depois, entre os dias 6 e 8 de Setembro, presta-se homenagem à padroeira de Odemira, Nossa Senhora da Piedade, com um conjunto de actividades culturais e religiosas, com destaque para actuação da fadista Cuca Roseta na noite de 7 de Setembro. O dia seguinte (8 de Setembro) será de festa, com a realização da VIII Sessão Protocolar do Dia do Município, na qual se irão distinguir várias entidades e individualidades, seguida de um almoço aberto à população, assinalando-se nesse dia o feriado municipal.
De 9 a 22 de Setembro a vila de Odemira vai ser palco doVII Simpósio Internacional de Escultura, dinamizado pela Sopa de Artistas na zona ribeirinha e que contará com a participação de seis artistas nacionais e estrangeiros. A iniciativa culminará com a inauguração da finissage do simpósio, a par da inauguração de uma exposição da artista Tabea Wimmer na Igreja da Misericórdia, em Odemira (22 de Setembro).
O “Setembro Cultural” inclui novamente a passagem do Festival “Sete Sóis Sete Luas” por Odemira (13 a 15 de Setembro e no dia 27), com espectáculos musicais, circo acrobático, teatro e uma exposição de pintura ligados à arte do Mediterrânico e do mundo lusófono.
No dia 27 de Setembro o cine-teatro Camacho Costa recebe um concerto com Márcia e entre 28 de Setembro e 1 de Outubro decorrem as Jornadas do Património, dedicadas ao tema “Artes, Património e Lazer” e que incluem uma maratona de cinema europeu.
Ainda durante o mês de Setembro será apresentado o DVD do Grupo Etnográfico “Gentes do Alto Mira” (dias 21 e 22 em Odemira e Santa Clara-a-Velha, respectivamente), estando igualmente prevista a exibição da peça “A farsa do mestre Pathelim”, pelo Grupo de Teatro do Mira I21 de Setembro).
A par de tudo isto, vão manter-se até final do mês os espectáculos de musicais da iniciativa “Às Quintas no Quintal” (no Quintal da Música) e as sessões de cinema no cine-teatro Camacho Costa.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima