Sete projectos do Baixo Alentejo candidatos na “Missão Sorriso”

Sete projectos do Baixo Alentejo

Sete instituições do distrito de Beja concorreram à “Missão Sorriso 2013” para a implementação de projectos ligados à saúde, bem-estar da criança ou envelhecimento activo.
A iniciativa de cariz nacional é promovida pelos hipermercados Continente, que irão premiar os vencedores – escolhidos por votação online e avaliados posteriormente por um júri – com montantes até 50.000 euros.
Este ano a “Missão Sorriso” recebeu a candidatura de 282 projectos, entre os quais as ideias apresentadas pelo Odemirense, Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Associação Humanitária Dª Ana Pacheco (Sabóia), Casa do Povo de Relíquias, Centro Humanitário de Beja da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação de Paralisia Cerebral de Odemira e Liga dos Amigos do Hospital de Beja.
No caso do Odemirense, o projecto passa pela criação de um ginásio comunitário que promova o envelhecimento activo, ao passo que a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo candidatou duas propostas: o “Clube da Saúde”, também vocacionado para o envelhecimento activo, e a iniciativa “Compreender a Diabetes!”, que visa combater esta doença entre os mais novos.
“Odemira, um interior activo” é o nome do projecto da Associação Humanitária D.ª Ana Pacheco, de Sabóia, que tem como objectivo fomentar a prática do desporto na Terceira Idade, enquanto que a Casa do Povo de Relíquias candidatou o “Projecto Lar”, que prevê a implementação nesta freguesia do concelho de Odemira de uma estrutura residencial de apoio a idosos com 30 camas.
O Centro Humanitário de Beja da Cruz Vermelha Portuguesa candidatou o projecto “Web Residence”, assente na criação de uma resposta informática que permita aos idosos a interacção e a partilha de vivências com outros públicos, e a Associação de Paralisia Cerebral de Odemira o “RISO – Resposta de Integração Sensorial de Odemira”, que tem com objectivo a promoção e manutenção das capacidades funcionais e mentais e a inclusão da pessoa com deficiência em processo de envelhecimento.
Finalmente, a Liga dos Amigos do Hospital de Beja candidatou-se à “Missão Sorriso 2013” com o projecto “Aproxima-TE”, que propõe, de modo progressivo, a assistência individualizada a todos os doentes seniores ostomizados referenciados pelo hospital bejense.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima