Serpa apresentou Feira do Queijo de 24 a 26 de Fevereiro

Serpa apresentou

A Feira do Queijo do Alentejo vai decorrer de 24 a 26 de Fevereiro, na cidade de Serpa, com mais de 100 expositores e uma "forte presença" de cante alentejano ao longo dos três dias.
As "expectativas" para a edição deste ano "são as melhores, tendo em conta o percurso da feira e a forma como tem vido a crescer, a afirmar-se e a consolidar-se", disse Tomé Pires, o presidente da Câmara de Serpa, a organizadora.
A feira vai decorrer no Pavilhão de Feiras e Exposições da cidade e em espaços adjacentes, pretende mostrar o "melhor que se produz" no concelho, com destaque para o queijo.
A feira "é um ponto alto da promoção do Queijo Serpa", que é certificado pela Denominação de Origem Protegida e um dos produtos "mais emblemáticos" do concelho, onde há 11 rouparias licenciadas e foram produzidos cerca de 200 mil quilos de queijo de ovelha em 2015, sublinhou.
Com uma média de 25 mil visitantes por edição, a feira "tem vindo a afirmar-se nas dimensões económica, cultural, social e de promoção turística" de Serpa e "é uma peça fundamental da estratégia de desenvolvimento socioeconómico do concelho", disse.
A feira deste ano vai contar com 107 expositores, sendo "mais de metade" de produtores de queijos e os restantes de outros produtos tradicionais, como enchidos, vinho, azeite, doces, mel e artesanato, indicou Tomé Pires.
Na feira, além do Queijo Serpa, os visitantes vão poder provar e comprar outros queijos do Alentejo e de outras regiões de Portugal e de Espanha e "deliciar-se" com pratos e petiscos típicos da gastronomia alentejana nas oito tasquinhas presentes.
Ateliers de queijo, demonstrações de cozinha, de como se tosquia ovelhas e de cães de pastoreio, "workshops", como um sobre impulso à internacionalização do Queijo Serpa, animações, artesanato ao vivo, o passeio de BTT "Rota do Queijo" e um percurso com um rebanho de ovelhas pelas ruas da cidade são outras ofertas da feira.
O programa também vai incluir dois concursos, um para escolher os melhores queijos do certame deste ano e outro de ovinos de raça Ile de France.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima